Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Diabetes

Saiba mais sobre a Diabetes

O açúcar em quantidades elevadas no sangue pode ser sinal de uma doença: a Diabetes Mellitus. Quando há falhas na produção da insulina, a glicose não é transportada adequadamente para as células, provocando o risco de diversas doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas no mundo e esse número deve aumentar em mais de 50% até 2025. Não existe cura para a diabetes, mas há vários tratamentos que podem proporcionar mais saúde e qualidade de vida para o portador.
Os diabéticos devem retirar alimentos que contenham sacarose (açúcar) da sua dieta. A prática de atividades físicas deve ser adotada, para ajudar no controle do peso e melhorar a utilização da glicose. Uma outra orientação importante é adotar horários para se alimentar. Recomenda-se comer de cinco a seis refeições por dia, com um intervalo de três horas entre elas, evitando ficar em jejum por tempo prolongado e realizar uma refeição antes de dormir.
Algumas dicas de alimentos benéficos a quem tem diabetes. Confira:
Cereais integrais: as fibras presentes nestes alimentos retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da glicemia. Substitua os cereais refinados pelos integrais, consuma: arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, quinua, amaranto e massas integrais. O farelo de aveia e a semente de linhaça também devem ser utilizados, podendo incrementar sucos, vitaminas, iogurtes, dentre outras preparações.
Farinha de Banana Verde: fonte de amido resistente, retarda os processos de digestão e absorção. Assim, a glicose é absorvida mais lentamente, mantendo a glicemia controlada. Pode ser acrescida em sucos, vitaminas e iogurtes ou utilizada na preparação de receitas de pães, bolos e cookies.
Adoçantes: são utilizados em substituição ao açúcar, que deve ser excluído da dieta do diabético. Opções são a estévia e a sucralose, que podem ser utilizadas para adoçar sucos, chás, vitaminas e cafés. Para preparo de receitas de bolos, pães, biscoitos que necessitam de aquecimento, deve-se utilizar aqueles que são para uso em forno e fogão. Para os diabéticos controlados há a opção de utilizar o agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, aumenta a glicemia de forma lenta.
Hortaliças Orgânicas: são fontes de fibras, vitaminas e minerais, importantes para o funcionamento adequado do organismo. Devem ser incluídas nas principais refeições visando auxiliar o controle das taxas de glicose. Recomenda-se iniciar as principais refeições pelo consumo de uma salada de vegetais crus.
ATENÇÃO: É importante estar sempre atento ao rótulo do produto. Para que o diabético possa consumi-lo deve estar escrito sem adição de açúcar ou zero açúcar.
Fonte: Blog Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário