Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 10 de abril de 2012

Do cacau ao chocolate

 
Cacau = Chocolate
 
Há muito tempo atrás o cacau já era utilizado por civilizações antigas como medicamento, pois acreditava-se que o fruto fazia bem à saúde e há estudos atuais que dizem que estas culturas poderiam estar corretas.
De acordo com pesquisas de Harvard, o consumo do alimento está associado à reduções na pressão sanguínea, melhoria das condições dos vasos sanguíneos e dos níveis de colesterol. A conclusão é que os benefícios do cacau provém de substâncias chamadas flavonóides, poderosos antioxidantes bem comuns em frutas, chás, café e vegetais, que são capazes de prevenir doenças cardíacas.
Gostou da ideia? Porém não é com qualquer chocolate que você vai poder usufruir destes benefícios. Como os antioxidantes são propriedades do fruto, quanto mais cacau tiver no chocolate, melhor. Os amargos, que contém mais de 50% de cacau em suas fórmulas, são os mais indicados. Os meio amargos, com cerca de 45%, também são uma boa pedida.
Para quem não consegue viver sem a guloseima, uma outra opção é o chocolate de alfarroba. O alimento, que substitui o cacau pela vagem fruto da alfarrobeira, devido à sua quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras, possui um baixíssimo teor calórico.
Além de não conter estimulantes como a cafeína e a teobromina, a semente é rica em vitaminas e minerais.
Apesar da cara e gosto de chocolate, os produtos derivados da alfarroba não possuem glúten, leite, ovos, soja ou adoçantes artificiais.

Fonte: Blog Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário