Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alimentação de idosos


 ALIMENTAÇÃO  DOS IDOSOS

Você sabia que a medida que se envelhece, as necessidades de energia do corpo diminuem; ao mesmo tempo, cresce a demanda por alguns nutrientes. Na verdade , um relatório recente estima que quase metade dos problemas das pessoas com mais de 65 anos estejam relacionados com a alimentação.
De um modo geral, os idosos são o grupo mais mal nutrido de todos. Há muitas razões para isso: o apetite, o paladar, e o olfato diminuem com a idade, tornando a comida menos atraente, além de outras como dificuldades de mastigar , azia, prisão de ventre contribuem para nutrição deficiente.

ALIMENTAÇÃO RECOMENDÁVEL:
Cereais e pães integrais, arroz integral, milho e outros grãos, feijões, ervilhas e lentilhas e outras leguminosas, batatas, massas e outros alimentos ricos em amido.
Vegetais e frutas, verduras como brócolis, repolho, couve e espinafre, vegetais amarelos como cenoura e abóbora, frutas cítricas, tomates, bananas e outras frutas.
Carne de vaca magra, de carneiro, frango e outras aves, peixes e frutos do mar, ovos, tofu e uma combinação de cereais e leguminosas.
Leite desnatado, queijo, iogurte e outros derivados. Prefira leite e iogurte com lactose reduzida se tiver problemas digestivos com o leite comum.
OBS: Açúcar, sal e gorduras devem ser usados com moderação, inclusive álcool, 01 drinque para mulheres e dois para homens.

RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS PARA O IDOSO
    Com a idade, o corpo fica menos eficiente para absorver e usar alguns nutrientes; a osteoporose e outras doenças comuns em pessoas mais velhas também alteram as necessidades nutricionais. Conseqüentemente, o idoso pode precisar de quantidades extras dos seguintes nutrientes:
- Cálcio: previne a osteoporose e manter os ossos saudáveis
- Fibras: previne a prisão-de-ventre
- Potássio: especialmente se tiver prisão-de-ventre ou utilizar diuréticos
- Vitamina B12: participa da formação das células vermelhas do sangue e mantém os nervos saudáveis
- Vitamina D: participa da absorção do cálcio
- Zinco: ajuda a compensar a diminuição da imunidade

Fonte:
PODRABSKY, M. Nutrição e envelhecimento. In: MAHAN, K.L.,ARLIN, M.T. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. Rio deJaneiro : Roca, 1995. Cap.14: p.255-269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário