Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Contagem de Carboidratos e Diabetes


O que é contagem de carboidratos?

É uma forma diferente de usar a insulina no  tratamento do diabetes. O tratamento MAIS COMUM, que você deve conhecer, é aquele em que seu médico determina uma dose fixa de insulina rápida (regular, lispro, glulisina ou asparte) antes de cada refeição: é chamada de dosagem padrão ou fixa. Com a dosagem fixa, você não deve variar muito sua comida e nem comer mais nem menos quantidade de alimentos que você já está acostumado, pois se fizer isso sua glicose pode subir ou baixar muito. Nesse caso, só o seu médico poderá fazer um novo ajuste na sua insulina. 

Na Contagem de carboidratos, o raciocínio é o inverso, você vai aplicar sua dose de insulina à partir da quantidade de carboidratos que você irá comer. Dessa maneira, você poderá variar mais a qualidade e a quantidade de alimentos em cada refeição e as chances de ter uma aumento ou uma diminuição de açúcar no sangue após as refeições é menor. Neste caso VOCÊ é responsável por controlar o quê e quanto você está comendo, ajustando sua dose de insulina à partir dos alimentos que VOCÊ escolheu.

  
PASSO A PASSO DA CONTAGEM DE CARBOIDRATOS
Aprenda como fazer a contagem de carboidratos. Mas, lembre-se, não mude seu esquema de tratamento por conta própria. Converse primeiro com o seu médico caso tenha interesse em adotar a Contagem de Carboidratos em seu tratamento. Ele te dará todas as informações necessárias (qual é a sua meta, qual seu fator de sensibilidade e a relação insulina-carboidrato de cada refeição) e o acompanhará em todas as etapas da mudança do seu tratamento anterior para a Contagem de Carboidratos.  

                                                                                                                                                                
  Ainda não conseguiu fixar? Veja o exemplo abaixo de uma paciente seguindo o passo a passo da contagem de carboidratos: 
Márcia acordou às 7:00 da manhã e foi preparar seu café da manhã. Mediu sua glicose no seu glicosímetro e anotou a medida na glicose, que deu 190mg/dl. Ela notou que esse valor estava acima de sua META (que ia de 80mg/dl até 140mg/dl). Por isso ela fez a correção da glicose calculando pela fórmula à partir de seu fator de sensibilidade (50): (190-140)/50 = +1. Depois disso ela começou a contar os carboidratos, anotando na tabela abaixo o quê ela comerá, quantas porções e a quantidade de carboidrato que irá ingerir: 

Depois de anotar, Márcia somou a quantidade (em gramas) de carboidrato (CHO) que ela irá ingerir no café da manhã: 22g + 0g + 7g + 9,4g = 38,4g. Como você pode notar, no quadro acima, Márcia anotou também sua Relação Insulina-carboidrato (RIC), que é 1U:12gCHO. Isso significa que para cada 12g de carboidrato que ela comer, ela irá aplicar 1U de insulina. Então agora chegou a hora do passo 4, Márcia irá dividir o total de carboidratos que comerá no café da manhã e dividir por 12 (que é o valor de seu RIC) : 38,4g/12 = 3,2U. Essa quantidade de 3,2 unidades de insulina, seria a quantidade a ser aplicada antes do café da manhã se a glicemia de Márcia não estivesse acima de sua meta (que é de 80 até 140). Mas com os cálculos da correção feitos e anotados, Márcia agora vai somar o valor da contagem (3,2U) com a correção (+1): 3,2+1=4,2U. Pronto, ela descobriu quanto de insulina ela deverá aplicar antes do café da manhã que é de 4U de insulina rápida (Neste caso, o número foi arrendondado para 4U porque o número da casa decimal 2 é mais próximo de 4; se o número da casa decimal fosse igual ou maior que 5, o arredondamento deveria ter sido para 5 unidades de insulina).
Ao passar 2 horas após o café da manhã, Márcia mediu novamente sua glicemia e ficou feliz, pois sua glicose voltou a ficar dentro da sua meta.


Atualmente, a Sociedade Brasileira de Diabetes lançou um Manual Novo de Contagem de Carboidratos. Acesse o link abaixo: 




Fonte:http://seligadiabetes.blogspot.com.br/2014/05/voce-ja-ouviu-falar-em-contagem-de.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário