Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Curiosidade: O Paladar bem combinado da Linha Higienista


           Outro dia me perguntaram sobre a dieta higienista e achei melhor publicar esse artigo que tenho guardado há algum tempo falando sobre o assunto. Para quem tem curiosidade sobre o tema, estou compartilhando, mas não é o tipo de alimentação que recomendo aos meus clientes:


            Defensores da dieta higienista pretendem otimizar a digestão, ensinando como combinar os alimentos nas refeições e prescrevendo sucos para “limpar” o organismo.
        A última novidade da alimentação saudável está fazendo cem anos.  Para a nova linha do higienismo não basta uma dieta equilibrada, é preciso também saber combinar os alimentos.  As proteínas, por exemplo, não combinam com os carboidratos e as frutas só podem ser misturadas com outras frutas, jamais com verduras ou legumes.  Esta combinatória dos alimentos tem como base um estudo feito dm 1902, agora recuperado por adeptos do higienismo.
            Foi o russo Ivan Petrovitch Paviov, aquele mesmo do reflexo condicionado, que concluiu que os alimentos precisam ser bem combinados, antes de ingeridos.  Segundo ele, só quando estão corretamente misturados, os alimentos podem trazer benefícios ao organismo.  Mal combinados, garante o cientista, eles dificultam a digestão, produzem toxinas, provocam obesidade e desequilíbrios à saúde.  Na cartilha gastronômica de Pavlov, ao contrário das frutas, as proteínas não combinam com outras proteínas.  Os fundamentos das combinações estão no livro de Pavlov, “The work of the digestive glands”, editado em inglês em 1902.  Com base nas pesquisas do cientista russo, o médico naturalista americano Herbert M. Shelton estabelece os princípios da  natural hygiene (higiene natural, ou higienismo, como é conhecida esta corrente no Brasil).  Shelton propõe uma diet naturalista na qual, além de seguir as regras das combinações, recomenda a ingestão de 70% dos alimentos crus. 
            No relógio higienista, não existe hora para o café da manhã, muito menos acompanhado de queijos, pães ou geléias.  Até o meio-dia, a dieta dos combinados não inclui a ingestão de qualquer tipo de alimento.  Tudo porque, segundo os “três ciclos horários”, ingestão, assimilação e eliminação das 20 às 12 horas, o organismo está preparado para assimilar os nutrientes ingeridos durante o dia e, posteriormente, para eliminar os resíduos não aproveitados, trabalho que se alonga até o meio-dia.  A partir daí, é hora de comer só frutas, para fazer uma “limpeza” interna com seus líquidos e muitas fibras e enzimas.
            Os ponteiros giram na seguinte ordem:  das 12 às 20 h, é hora de comer (ingestão); das 20 às 4 h, hora de não comer nada, para deixar o corpo aproveitar os nutrientes (assimilação); das 4 às 12 h, só entram os sucos ou frutas cruas (eliminação).  No almoço, salada crua, com no mínimo três tipos de folhas diferentes, legumes crus (cenoura, beterraba, pepino, aipo, couve-flor).  Ou legumes assados ao forno ou cozidos al dente ou ainda um prato de carboidratos (arroz, macarrão, batatas, torradas).  No lanche, frutas.  No jantar, salada crua, legumes no vapor, assados ou em sopas ou pratos com proteínas.
            O professor de educação física TVrdi, adepto do higienismo, lembra que não é preciso abdicar de restaurantes e festas e tornar-se anti-social para seguir o higienismo.  Basta selecionar bem os alimentos.  Num churrasco, só devemos comer carne vermelha acompanhada de folhas e legumes crus.  Aipo, alho e gengibre crus facilitam a digestão de queijos porque eliminam o excesso de suco gástrico.  Mas, para comer uma feijoada, é preciso fazer jejum de frutas no dia seguinte.
E se os horários das refeições forem desrespeitados e a combinação incorreta?  O jeito é pular a próxima refeição, deixando o corpo descansar por horas, até que se recupere, ensina a atriz Tania Alves, a primeira adepta do higienismo da América do Sul a adotar  a dieta dos combinados em spa, o Maria Bonita, em Friburgo.
As experiências de Pavlov ensinam que as proteínas têm composições tão diferentes entre si, que é difícil processá-las juntas, exigindo um grande esforço de digestão no estômago.  Podemos combinar mais de um tipo de carne bovina ou frutos do mar, mas não devemos ingerir simultaneamente proteínas diferentes, como um omelete de queijo, que tem ovo e leite, ou camarão com catupiry, que mistura crustáceo com laticínio.
            E porque as frutas só combinam entre si? As frutas são alimentos que passam pouco tempo no estômago.  Mas se estiverem misturadas com qualquer outro alimento, elas se tornam indigestas e ficam horas para serem digeridas, diz ela ressaltando, como exceções, o abacate e o limão, que podem ser combinados com saladas de verduras.
            Já as proteínas não combinam com os carboidratos porque,  ao comermos proteínas, o estômago produz suco gástrico ácido e ao digerirmos carboidratos, produz o suco gástrico alcalino.  Combinar os dois na mesma refeição é um desastre para o estômago.  Um anula a capacidade digestiva do outro.  Os alimentos passam horas no estômago até serem digeridos.


Como otimizar a digestão:

·         EXCESSO:  Comer demais obriga o organismo a desgastar mais energia durante a digestão.
·         MASTIGAR BEM:  Engolir os alimentos somente depois de estarem em forma liquefeita, para ajudar a digestão.
·         BEBIDA:   O melhor é não misturar alimentos com bebidas alcoólicas e procurar beber água junto com o álcool.
·         CHURRASCOS:  Folhas e legumes crus neutralizam os efeitos da carne vermelha.
·         CONDENSADOS:  Para o higienismo, nosso estômago não consegue digerir mais de um tipo de alimento condensado de uma vez.  Os alimentos condensados são todos aqueles que não são frutas, legumes ou verduras cruas.
·         EXCEÇÕES:  O abacate e o limão, por serem neutros, podem ser combinados com outros alimentos.  Já o melão e melancia não combinam com coisa alguma.  Só devem ser comidos sozinhos.
·         VILÕES:  Carnes em geral, açúcar refinado, refrigerantes, enlatados, frituras e gorduras saturadas, bebidas alcoólicas, café e produtos que contenham cafeína, cigarros e agrotóxicos.
·         SUBSTITUTOS:  Ervas aromáticas, no lugar do sal, frutas secas, ao invés do açúcar branco, café de cevada e não o convencional, batatas coradas no forno, ao invés de batatas fritas.
·         FRUTAS:  Só comer frutas com estômago vazio e esperar meia hora para ingerir outros alimentos.  As frutas secas (passas, figos, damascos), as nozes e as castanhas devem ser combinadas com frutas frescas doces.

Fonte:  Jornal O Globo


IMPORTANTE: Este artigo foi publicado somente com a finalidade de informação e curiosidade. Para uma alimentação equilibrada, consulte um Nutricionista. Este tipo de alimentação pode trazer prejuízos à sua saúde. Lembre-se sempre que uma dieta deve ser individual de acordo com idade, sexo, atividade física, entre outros dados importantes numa avaliação nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário