Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Alimentação para pacientes com insuficiência crônica


Mudar hábitos alimentares, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é sinônimo de abrir mão de comer coisas gostosas. Significa substituir alimentos aos quais o organismo está acostumado e nem sempre trazem benefícios à saúde por outros que podem contribuir para o bem-estar. Confira as dicas da nutricionista da Cardio Nefroclínica, Karen Mora, e termine a semana planejando um cardápio dentro das indicações para pacientes com insuficiência renal crônica.
Todas essas informações são transmitidas aos usuários do serviço de hemodiálise durante a Visita em Sala realizada, periodicamente, pela nutricionista com o objetivo de levar ainda mais conhecimento aos pacientes sobre os benefícios de uma alimentação adequada. Durante as visitas, cada paciente é avaliado de acordo com os índices apresentados nos exames. Outras sugestões podem ser obtidas diretamente com pelo telefone da Cardio Nefroclínica 3242 43 00 ou pelo e-mail nutrikarenmm@hotmail.com.
DICAS
SINAL VERDE – alimentos permitidos
# Os pacientes renais podem consumir sal. A indicação é cozinhar os alimentos sem sal, e acrescentá-lo depois que o prato estiver pronto. Pode ser consumido até 1 grama, por refeição o equivalente a uma tampa de caneta Bic cheia ou um colher de cafezinho rasa.
# Temperos naturais podem ser utilizados à vontade, como orégano, salsinha, manjerona, cebolinha, pimentas, cebola, alho, sálvia, alecrim, cominho, noz moscada, alecrim, canela, entre outros.
# Carnes podem ser consumidas, desde que de forma variada, podendo-se consumir carne vermelha – duas vezes por semana,  e variar entre carne de frango e peixe.
# É importante o consumo de outras fontes de proteína animal, podendo alternar os tipos de preparações à base de leite e ovos.No entanto, é importante ressaltar que cada paciente possui uma recomendação de quantidade indicada.
# Vegetais, frutas e leguminosas são importantes fontes de vitaminas e minerais, dentre eles o potássio, que no caso de pacientes com insuficiência renal deve ser controlado.  Para reduzir aproximadamente 60% do potássio desses alimentos, opte por cozinhar em água aqueles que podem ser levados ao fogão, como a batata, o feijão, o brócolis, entre outros.
# Chimarrãopor ser a erva mate fonte de potássio este, deve ser consumido no máximo até cinco cuias por dia.
# Na ausência de Diabetes Mellitus, doces que não sejam à base de leite são permitidos. Já para aqueles que são diabéticos é necessário observar as quantidades permitidas de acordo com os níveis de glicose.
SINAL VERMELHO – alimentos que devem ser evitados
# Refrigerantes à base de cola (Coca cola e Pepsi Cola).
# Cerveja.
#Deve-se evitar o consumo  de molhos e temperos prontos.
# Embutidos (salsichas, presuntos e salames) e miúdos (por serem fontes de fósforo).
# Alimentos industrializados são contra-indicados porque são ricos em sódio e aditivos conservantes à base de potássio.
# Frutas secas, como ameixa, uva passa e damasco.
# Chocolates e achocolatados.
# Oleaginosas, por exemplo: castanhas, nozes, amendoim e pinhão.
# Vale lembrar que a carambola não deve ser consumida por pacientes que apresentem insuficiência renal crônica pois pode provocar agressão neurológica, levando a várias manifestações clínicas que vão desde vômitos, confusão mental e, até mesmo,ao óbito.
# Ficou em dúvida em algum dos itens acima? Esclareça com o seu médico ou nutricionista. As dicas apresentadas não se destinam a orientar casos específicos.

Tempero Fácil
Nas duas opções que seguem, aprenda a para temperar suas receitas de forma saudável.
Condimento fresco
1 kg de cebola
3 cabeças de alho
½  copo de óleo
1 colher de sobremesa de sal
½  maço de salsinha
*Modo de preparo: Descasque tudo e bata no liquidificador. Coloque em vidros e leve à geladeira.  A duração é longa e não estraga. Utilizar UMA COLHER DE SOBREMESA para preparar suas refeições.
 Sal de ervas
 1 pacote de alecrim
1 pacote de manjericão
1 pacote de mangerona
1 pacote de orégano
1 pacote de cheiro verde
200 g de sal comum
* Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e guardar em vidro com tampa. Adicionar 1 colher de chá as preparações.
Fonte: cardionefroclinica

Nenhum comentário:

Postar um comentário