Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sábado, 28 de janeiro de 2017

Uso da cafeína pode reduzir sintomas motores do Mal de Parkinson

Foi publicado na revista Neurology um estudo controlado randomizado relacionando os benefícios da cafeína em pacientes com doença de Parkinson. A pesquisa foi realizada com 61 pacientes que apresentavam a patologia, onde foram divididos no grupo controle que receberam o placebo e no grupo que recebeu 100 mg de cafeína duas vezes ao dia, três vezes por semana e posteriormente, 200 mg duas vezes ao dia, também 3 vezes por semana.

A sonolência diurna (sintoma comum em pacientes com Parkinson), qualidade do sono noturno, lentidão dos movimentos, rigidez muscular, tremores, perda de equilíbrio, depressão e qualidade de vida foram avaliados antes e após o tratamento.
Trinta pacientes foram randomizados para utilizar a cafeína e 31 para utilização do placebo. Os pesquisadores não observaram melhora significativa na sonolência diurna, mas identificaram melhora nos sintomas motores do Parkinson (melhoria de cinco pontos na classificação do Parkinson em Escala Unificada para a Doença) sobre aqueles que receberam o placebo. Isso aconteceu devido à melhora da circulação sanguínea e redução da rigidez muscular desses pacientes. Pesquisas já demonstram que o consumo de café diminui os riscos do desenvolvimento da patologia.
Segundo Postuma e seus colaboradores, a cafeína pode ser uma opção de tratamento para a doença de Parkinson, sendo útil como suplemento, auxiliando na diminuição da dose medicamentosa dos pacientes, mas ainda são necessários mais estudos para conclusão da terapêutica.

http://www.neurology.org/content/79/7/651.short?sid=cfca3614-6b05-45c7-b73e-4665376973ee

Nenhum comentário:

Postar um comentário