Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Alimentação na Idade Avançada



O corpo humano, como qualquer outra máquina, vai-se tornando menos eficiente com o passar dos anos.  Mas idade avançada não precisa ser sinônimo de problemas de saúde.  Com a mudança de alguns hábitos alimentares, é possível compensar as mudanças que vão ocorrendo naturalmente com a idade, o que favorece a boa forma e a saúde.

Alterações do metabolismo 

Com a idade, as pessoas costumam engordar.  O nível de metabolismo basal do organismo (energia usada pelo organismo para manter as funções vitais do corpo), aos 75 anos, é inferior àquele registrado por volta dos 25 anos.  Isto é, a queima de energia no corpo em repouso diminui.  Verifique seu peso sempre.  Se estiver ganhando ou perdendo peso sem razão aparente, consulte um médico.
Para não ganhar peso, é preciso reduzir a ingestão diária de calorias ou, melhor ainda, aumentar o nível de atividade física para queimar as calorias em excesso.  Muitas pessoas não diminuem a ingestão de calorias mesmo quando, aposentadas reduzem sensivelmente suas atividades físicas.  A obesidade é um problema comum nessas fase.

Deficiência de Nutrientes 


A dieta alimentar de algumas pessoas idosas é pouco variada e não é balanceada.  Diante da dificuldade de fazer compras com frequência, muitos preferem estocar alimentos industrializados e enlatados em vez de comprar comidas frescas.  A falta de motivação e impedimentos físicos, como a artrite, são outras razões que levam as pessoas a preferir alimentos industrializados.
Embora a falta de dinheiro seja muitas vezes usada como desculpa, uma dieta balanceada, com grandes quantidades de alimentos industrializados.  O problema, em geral, é de ordem prática:  quem irá comprar e preparar as refeições para aquelas pessoas que não podem ou não querem fazê-lo?

Como melhorar a dieta

A importância de uma dieta balanceada e variada aumenta conforme os anos vão passando.  Evite ingerir alimentos industrializados, com adição de gordura ou açúcar.  Frutas, verduras, legumes, arroz e pão de trigo são fortes de fibras, vitaminas e sais minerais.  Por isso, ajudam a prevenir a prisão de ventre.  A ingestão de líquidos regularmente também ajuda a manter o bom funcionamento intestinal. 

Dicas para uma dieta mais saudável 


Hábitos alimentares saudáveis podem ser adotados em qualquer idade, mas são especialmente importantes na idade avançada, para evitar deficiências de vitaminas ou desnutrição generalizada, que aumentam o risco de doenças.  Uma dieta saudável deve incluir frutas e verduras frescas, pães, cereais e massas integrais, uma pequena quantidade de proteína e de gordura.

·         Coma muitas frutas frescas e hortaliças cruas ou ligeiramente cozidas, conforme a dentição.
·         Prefira alimentos que contenham amido, como pão, arroz e batatas.
·         Evite alimentos industrializados, pois contêm muita gordura e açúcar.
·         Prefira laticínios magros:  fontes de vitaminas e sais minerais que contêm menos gorduras saturadas.
·         Coma peixe e frango, alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gorduras saturadas.
·         Evite frituras.  Use óleos vegetais em lugar de gordura animal.
·         Beba 2 litros de água por dia para evitar a prisão de ventre.
·         Caminhe todos os dias.

Obs:  A variedade é o tempero da vida.


Deficiências de nutrientes comuns em idosos


Deficiências de nutrientes podem provocar anemia e outras doenças.  A deficiência de cálcio, problema comum que leva à osteoporose, não pode ser corrigida na idade avançada com ingestão de alimentos ricos em cálcio.  O risco de osteoporose depende da dieta alimentar seguida até a idade adulta.

Nutriente:  Vitamina C
Causa:  poucas frutas e verduras frescas
Como corrigir:  coma uma quantidade maior de frutas frescas e verduras

Nutriente:  Vitamina D
Causa:  falta de sol por ficar confinado em casa
Como corrigir:  coma peixes, ovos, margarina e leite

Nutriente:  Ferro
Causa:  absorção prejudicada pelo envelhecimento do sistema digestivo.  Anemia.
Como corrigir:  coma fígado, carne, peixe, cereais integrais, verduras com folhas verdes e legumes.

Nutriente:  Tiamina (B1)
Causa:  maior necessidade com a idade
Como corrigir:  prefira cereais integrais, pão integral, arroz integral, fígado, peixe, feijão, leguminosas, nozes e similares.





Nenhum comentário:

Postar um comentário