Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Pirâmide Alimentar


Pirâmide alimentar adaptada à população brasileira
A pirâmide dos alimentos é atualmente a representação gráfica do guia alimentar utilizado que melhor cumpre este papel, considerado um instrumento de fácil utilização tanto para os profissionais de saúde, quanto para a população.
A pirâmide dos alimentos foi elaborada por Welsh et al., 1992 e foi adaptada à população brasileira em 1999 por Philippi et al. Esta adaptação levou em consideração os costumes alimentares dos brasileiros e se tornou o mais importante guia alimentar nacional.
Abaixo a pirâmide alimentar adaptada à população brasileira:


A pirâmide de alimentos divide os alimentos em andares, aonde cada andar é representado por alimentos de mesma função (Energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras). Alguns andares são subdivididos em grupos de alimentos que, apesar de exercerem a mesma função, oferecem características nutricionais diferenciadas.

1° Andar – Energéticos
Grupo composto por Cereais e tubérculos.
Encontram-se na base, pois este grupo representa os alimentos de maior necessidade de consumo.
Este grupo é caracterizado pelo fornecimento de carboidratos (amido) e vitamina B1. A recomendação de consumo de alimentos deste grupo é de 5 – 9 porções por dia, sendo que cada porção possui 150 Calorias.
2° Andar – Reguladores
Grupo composto por frutas, verduras, legumes e hortaliças. Este andar é caracterizado pelo fornecimento de vitaminas, minerais e fibras. É subdivido em dois grupos: O grupo dos legumes e
verduras e o das frutas, que oferecem além de fibras, vitaminas e minerais, a frutose, uma importante
fonte de energia. A recomendação de consumo de alimentos deste grupo é de 4 – 5 porções por dia de
legumes e verduras, sendo que cada porção possui 15 Calorias e 2 – 4 porções por dia de frutas, com
70Kcal cada.
3° Andar – Construtores
Grupo composto por carnes, ovos, lácteos e leguminosas. Este andar é caracterizado pelo fornecimento de proteínas. É subdivido em três grupos: O grupo das carnes e ovos (fontes de ferro
e vitamina B12), o grupo dos lácteos (Fontes de cálcio e vitamina D) e o das leguminosas (fontes de
fibra e vitaminas do complexo B). A recomendação de consumo de alimentos é de 1 – 2 porções por dia de carnes e ovos, sendo que cada porção possui 190 Calorias; 3 porções de lácteos, com 120Kcal cada; e 1 – 2 porções por dia de leguminosas, com 55Kcal cada.
4° Andar – Energéticos extras
Grupo composto por açúcares, gorduras e doces, que possuem valor energético alto e não possuem nutrientes específicos associados. Este andar é caracterizado pelo fornecimento de energia. É subdivido em dois grupos: O grupo das gorduras e o grupo dos açúcares. A recomendação é de consumo esporádico destes alimentos pois uma porção de açúcar contém 110Kcal e uma porção de gordura contém 73Kcal. 

Nova pirâmide alimentar
Os guias alimentares são instrumentos que visam dar informação à população sobre alimentação, assim como estilos de vida saudáveis. O primeiro guia elaborado surgiu no início da década de 1990, a partir da publicação do guia alimentar americano. Este guia trouxe a divisão dos alimentos em grupos alimentares, o que permitiu uma melhor relação entre saúde e doença. Em 1992, a United States Department of Agriculture (USDA) adotou como ícone o formato de pirâmides.
A pirâmide dos alimentos atualmente é um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com o objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares, visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. A pirâmide dos alimentos foi considerada uma representação gráfica que facilitava a visualização dos alimentos, assim como a sua escolha nas refeições do dia a dia. Em 1999, foi publicada a adaptação brasileira da pirâmide por Philippi et al. Em 2001, Willet propôs um novo modelo de pirâmide alimentar, baseada não apenas nos grupos alimentares, mas na qualidade dos alimentos de cada grupo.


Poucas mudanças foram propostas da pirâmide original de Willet, conforme as descritas abaixo:
1° Andar: Na base da pirâmide preconiza-se medidas saudáveis de estilo de vida, como exercícios diários, controle de peso e alimentação saudável.
2° Andar: Neste andar temos 3 grupos: cereais integrais, óleos vegetais e frutas e hortaliças.
3° Andar: Este andar é dividido em 2 grupos: Grupo das proteínas de origem animal, como peixes e aves e grupo das proteínas de origem vegetal como leguminosas e oleaginosas.
4° Andar: Andar do grupo dos laticínios, ou ingestão de cálcio e vitamina D na ausência destes alimentos.
5° Andar: O topo da pirâmide é composto de alimentos como carne vermelha, gordura saturada, manteiga, doces, carboidratos refinados, sal, batatas, pães e macarrão, biscoitos, arroz branco.

Fonte: SILVA, S. M. C. S. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário