Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, 12 de março de 2012

Nutrição equilibrada para um envelhecimento saudável

Uma nutrição equilibrada favorece um envelhecimento saudável


A nutrição é um processo complexo que se inicia antes do nascimento e prolonga-se até a morte. Sendo os idosos mais frágeis e carentes de cuidados específicos, torna-se indispensável que sua alimentação seja diversificada e equilibrada.
A desnutrição e outros problemas nutricionais aumentam o risco de morbilidade e de mortalidade dos idosos. Faz-se necessária uma Avaliação Nutricional do Idoso, além de um acompanhamento cuidadoso por parte do médico de família, na falta de um médico geriatra, especialista responsável pelo atendimento das pessoas de idade mais avançada.
Não se pode descuidar dos padrões mínimos de higiene. Desde a compra, o armazenamento e a confecção, todas as etapas são fundamentalmente importantes para o preparo de uma nutrição salutar.
A deglutição deve acontecer dentro dos parâmetros de normalidade. Caso contrário, deve-se procurar imediatamente um auxílio profissional, para ajudar aos idosos no seu processo de alimentação e nutrição.
Em caso de disfagia, uma intervenção será decisiva para minimizar uma inevitável deficiência nutricional, pelas dificuldades alimentares provocadas aos idosos.
Enfim, quanto mais saudável e equilibrada a dieta do idoso e melhore as suas capacidades para se alimentar, melhor saúde ele terá.
Trata-se de um tema muito amplo que, certamente, merece mais estudos e investigações, para aperfeiçoar a nutrição dos mais velhos.

Fonte: cuidardeidosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário