Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

domingo, 25 de dezembro de 2011

Frutas para o reveillon


Aproveite as frutas no Reveillon


Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento e na dieta de emagrecimento.

Ótima pedida para os dias quentes e principalmente nas festas de fim de ano. Que tal inovar e incrementar sua ceia de natal e reveillon com nossas deliciosas, saudáveis e nutritivas frutas tropicais?

Afinal de contas as festas natalinas e de ano novo coincidem com o verão, época em que precisamos de alimentos que nos nutram, hidratem e fortaleçam o sistema imunológico para podermos aproveitar muito bem nossas férias com familiares e amigos. Sem contar que o consumo regular de frutas auxilia no emagrecimento.Tudo de bom né? Então, vamos ás frutas?

Conheça os benefícios de dez tipos de frutas
Saiba mais sobre nossas principais frutas e inclua-as em seu cardápio renovando sua saúde e disposição.

1-Banana
A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

2-Melancia
Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago.

3-Pera
Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.

4-Laranja
Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago.

5-Limão
Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores.

6-Goiaba
Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata.

7-Morango
Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração.

8-Uva
Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. As uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

9-Abacaxi
A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.

Mamão
A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.

E falando nisso...

Confira algumas receitas com frutas para fazer nas festas ou simplesmente saborear durante as férias de verão.

Creme de limão

Ingredientes
·         25 ml de água
·         2 xícaras de açúcar
·         2 xícaras de leite em pó
·         1 caixinha de creme de leite
·         1 xícara de suco de limão
Modo de preparo
Ferva a água e coloque no liquidificador com o leite em pó e o açúcar.Bata por 3 minutos.Acrescente o creme de leite e suco de limão bem gelados e bata até que o creme fique espesso.Coloque em um refratário e decore com raspas de limão.Leve para o freezer até que atinja a consistência desejada.

Rendimento:8 porções

Compota de laranja

Ingredientes
·         1/2 litro de água
·         790g de açúcar
·         1 kg de polpa de laranja pêra ou Bahia (laranja sem casa e sem bagaço)
·         2 unidades de canela em pau
·         6 unidades de cravo da índia
Modo de preparo
Numa panela, misture bem a água com o açúcar, leve ao fogo baixo até dissolver bem. Aumente o fogo e deixe ferver por 1 minuto. Acrescente a laranja, o cravo e a canela e deixe cozinhar por 8 minutos. Desligue e deixe esfriar. Sirva com um sorvete de frutas e biscoitos.

Morango gelado

Ingredientes
·         1 lata de leite condensado
·         1 vidro de leite de coco
·         2 latas de leite
·         3 colheres de maizena
·         3 gemas
·         1 colher de manteiga de leite
·         500 g de morangos picados
·         3 claras em neve
·         3 colheres de açúcar
·         1/2 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo
Junte o leite condensado, o leite de coco, o leite, a maizena e as gemas.Bata tudo e leve ao fogo mexendo sempre.Coloque uma colher de sobremesa de manteiga no creme ainda quente.Coloque em um pirex.Depois de frio jogue os morangos por cima do creme.Bata as claras junte aos poucos o açúcar e depois misture o creme de leite.Jogue por cima dos morangos.Leve para gelar.

Rendimento:5 porções

Abacaxi grelhado com iogurte

Ingredientes
·         1 unidade de abacaxi em fatias
·         1 xícara (chá) de açúcar
·         1/2 xícara (chá) de água
·         5 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         1 xícara (chá) de hortelã picada
·         1 copo de iogurte desnatado
Modo de preparo
Numa frigideira alta, misture o açúcar com a água. Leve ao fogo e ferva até formar uma calda com cor de caramelo, mexendo às vezes. Em seguida, junte o azeite de oliva, a hortelã e misture. Acrescente o abacaxi e deixe grelhar, virando às vezes para dourar dos dois lados. Depois, coloque as fatias em pratos e sirva com o iogurte.Decore com folhinhas de hortelã.

Dica: depois de fatiar o abacaxi, deixe-o escorrer em uma peneira para eliminar o excesso de líquido.

Rendimento:10 porções

Doce de banana

Ingredientes
·         1 dúzia bananas prata
·         4 xícaras de chá de açúcar refinado
·         água o suficiente para cobrir as bananas mais um pouco
·         1/4 de xícara de chá de suco de limão
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo com a água e, quando iniciar a fervura, adicione as bananas descascadas em rodelas. Deixe ferver. Quando formar uma espuma na superfície, retire ela com uma escumadeira quantas vezes forem necessárias. Após a esta etapa, retire a banana do fogo e escorra.

Em outra panela, leve ao fogo a água e o açúcar, mexendo bem para dissolver o açúcar. Deixe ferver e junte as bananas e o suco de limão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar devagar . Assim que a calda for ficando avermelhada e grossa, acrescente água aos poucos. Cozinhe até as bananas ficarem macias e a calda grossa e bem avermelhada. Deixe esfriar e sirva.

Aproveite todos os nutrientes das frutas in natura ou nessas dliciosas receitas. Para maiores informações consulte um médico ou nutricionista.

Fonte: Minha Vida, Tudo gostoso, Receitas.com, Cyber Cook

Nenhum comentário:

Postar um comentário