Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

domingo, 25 de dezembro de 2011

Frutas para o reveillon


Aproveite as frutas no Reveillon


Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento e na dieta de emagrecimento.

Ótima pedida para os dias quentes e principalmente nas festas de fim de ano. Que tal inovar e incrementar sua ceia de natal e reveillon com nossas deliciosas, saudáveis e nutritivas frutas tropicais?

Afinal de contas as festas natalinas e de ano novo coincidem com o verão, época em que precisamos de alimentos que nos nutram, hidratem e fortaleçam o sistema imunológico para podermos aproveitar muito bem nossas férias com familiares e amigos. Sem contar que o consumo regular de frutas auxilia no emagrecimento.Tudo de bom né? Então, vamos ás frutas?

Conheça os benefícios de dez tipos de frutas
Saiba mais sobre nossas principais frutas e inclua-as em seu cardápio renovando sua saúde e disposição.

1-Banana
A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

2-Melancia
Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago.

3-Pera
Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.

4-Laranja
Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago.

5-Limão
Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores.

6-Goiaba
Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata.

7-Morango
Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração.

8-Uva
Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. As uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

9-Abacaxi
A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.

Mamão
A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.

E falando nisso...

Confira algumas receitas com frutas para fazer nas festas ou simplesmente saborear durante as férias de verão.

Creme de limão

Ingredientes
·         25 ml de água
·         2 xícaras de açúcar
·         2 xícaras de leite em pó
·         1 caixinha de creme de leite
·         1 xícara de suco de limão
Modo de preparo
Ferva a água e coloque no liquidificador com o leite em pó e o açúcar.Bata por 3 minutos.Acrescente o creme de leite e suco de limão bem gelados e bata até que o creme fique espesso.Coloque em um refratário e decore com raspas de limão.Leve para o freezer até que atinja a consistência desejada.

Rendimento:8 porções

Compota de laranja

Ingredientes
·         1/2 litro de água
·         790g de açúcar
·         1 kg de polpa de laranja pêra ou Bahia (laranja sem casa e sem bagaço)
·         2 unidades de canela em pau
·         6 unidades de cravo da índia
Modo de preparo
Numa panela, misture bem a água com o açúcar, leve ao fogo baixo até dissolver bem. Aumente o fogo e deixe ferver por 1 minuto. Acrescente a laranja, o cravo e a canela e deixe cozinhar por 8 minutos. Desligue e deixe esfriar. Sirva com um sorvete de frutas e biscoitos.

Morango gelado

Ingredientes
·         1 lata de leite condensado
·         1 vidro de leite de coco
·         2 latas de leite
·         3 colheres de maizena
·         3 gemas
·         1 colher de manteiga de leite
·         500 g de morangos picados
·         3 claras em neve
·         3 colheres de açúcar
·         1/2 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo
Junte o leite condensado, o leite de coco, o leite, a maizena e as gemas.Bata tudo e leve ao fogo mexendo sempre.Coloque uma colher de sobremesa de manteiga no creme ainda quente.Coloque em um pirex.Depois de frio jogue os morangos por cima do creme.Bata as claras junte aos poucos o açúcar e depois misture o creme de leite.Jogue por cima dos morangos.Leve para gelar.

Rendimento:5 porções

Abacaxi grelhado com iogurte

Ingredientes
·         1 unidade de abacaxi em fatias
·         1 xícara (chá) de açúcar
·         1/2 xícara (chá) de água
·         5 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         1 xícara (chá) de hortelã picada
·         1 copo de iogurte desnatado
Modo de preparo
Numa frigideira alta, misture o açúcar com a água. Leve ao fogo e ferva até formar uma calda com cor de caramelo, mexendo às vezes. Em seguida, junte o azeite de oliva, a hortelã e misture. Acrescente o abacaxi e deixe grelhar, virando às vezes para dourar dos dois lados. Depois, coloque as fatias em pratos e sirva com o iogurte.Decore com folhinhas de hortelã.

Dica: depois de fatiar o abacaxi, deixe-o escorrer em uma peneira para eliminar o excesso de líquido.

Rendimento:10 porções

Doce de banana

Ingredientes
·         1 dúzia bananas prata
·         4 xícaras de chá de açúcar refinado
·         água o suficiente para cobrir as bananas mais um pouco
·         1/4 de xícara de chá de suco de limão
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo com a água e, quando iniciar a fervura, adicione as bananas descascadas em rodelas. Deixe ferver. Quando formar uma espuma na superfície, retire ela com uma escumadeira quantas vezes forem necessárias. Após a esta etapa, retire a banana do fogo e escorra.

Em outra panela, leve ao fogo a água e o açúcar, mexendo bem para dissolver o açúcar. Deixe ferver e junte as bananas e o suco de limão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar devagar . Assim que a calda for ficando avermelhada e grossa, acrescente água aos poucos. Cozinhe até as bananas ficarem macias e a calda grossa e bem avermelhada. Deixe esfriar e sirva.

Aproveite todos os nutrientes das frutas in natura ou nessas dliciosas receitas. Para maiores informações consulte um médico ou nutricionista.

Fonte: Minha Vida, Tudo gostoso, Receitas.com, Cyber Cook

Alimentação após festas de fim de ano

 ALIMENTAÇÃO  PÓS-FESTAS
 

Com as festas de fim de ano, costumamos abusar nas ceias e o resultado é alguns quilos a mais em janeiro, logo no verão! Por isso, seguem algumas dicas para quem exagerou nesse fim de ano.

. É importante investir nos alimentos reguladores, como frutas, verduras e legumes, além de beber muita água (2 a 3 litros por dia) para filtrar as substâncias tóxicas pelos rins.

. Frutas, hortaliças, ervas e grãos são os alimentos que exigem o menor trabalho digestivo e são dotados de propriedades depurativas. Sua riqueza em fibras assegura uma verdadeira "faxina" no tubo digestivo, levando embora, junto com as fezes, uma grande quantidade de toxinas e resíduos.

. Deve-se evitar os alimentos gordurosos e os de farinha refinada e açúcares - são os alimentos de alto teor de calorias e baixo teor nutricional, além de serem alimentos que provocam acúmulo no organismo, levando ao aumento do peso e aumento do apetite. Evitar alimentos ricos em sódio também facilita a filtração renal.

Principais alimentos que desintoxicam o corpo:

. Azeite e peixes: Contém ômega 3, que diminui o colesterol ruim e aumenta o bom;

. Frutas cítricas: Ricas em vitamina C, possuem ação anti-inflamatória;

. Frutas vermelhas: Ricas em antocianinas, antioxidante que previne a degeneração das células;

. Tomate: Rico em licopeno, é antioxidante;

. Maçã: Rica em quercetina, que tem ação anti-inflamatória natural;

. Probióticos: Facilitam a eliminação de substâncias tóxicas;

. Fibras: Favorecem a digestão;


Dica de bebida refrescante e desintoxicante


Mate gelado com laranja

 1 de xícara de chá de mate gelado
suco de 1 laranja (pode ser pêra, seleta, natal)
adoçante a gosto
Preparo: Bata tudo no liquidificador junto com dois cubos de gelo e sirva em seguida. Decore com rodelas bem fininhas de laranja.
Rende: 1 porção de 60 calorias cada


Suco detox:


Ingredientes
. Cenoura - 4 unidades
. Beterraba - 1 unidade
. Maçã – ½ unidade sem sementes
. Gengibre - 1 fatia fina

Passar na centrífuga e ingerir.


Sucos desintoxicantes:

Melancia com limão e hortelã


Função: desintoxicante e refrescante, trabalha também a vitalidade e a auto-estima. Ativa o sistema imunológico.
Ingredientes: 1 xícara de melancia cortada em cubos (com as sementes) + 1 xícara de hortelã (talos e folhas) + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.


- Manga com cenoura e limão


Função: rejuvenescimento de órgãos como também da pele, cabelo, unhas, olhos e rins. Ativa o sistema imunológico, além de ser desintoxicante.
Ingredientes: 1 xícara de manga cortada em cubos + 1 cenoura média picada + 1 colher de sobremesa de linhaça + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

 

Suco Detox 1
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml de água de coco

Preparo do Suco Detox 1
1°- Num liquidificador coloque 1 folha de couve, suco de ½ limão, 1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente, 1 maçã vermelha sem casca e 150 ml de água de coco e bata bem por +/- 2 minutos. Sirva em seguida.

Suco Detox 2
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água

Preparo do Suco Detox 2
1°- Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi, 4 folhas de hortelã E 100 ml de água e bata bem por +/- 2 minutos. Sirva em seguida.

Suco Detox 3

1 folha de couve 
½ cenoura picada
150 ml de água
3 colheres (sopa) de polpa de maracujá

Preparo do Suco Detox 3
1°- Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá, ½ cenoura picada e 150 ml de água e bata bem por +/- 3 minutos. Sirva em seguida.


Fonte: guiadanutrição e programa mais você

 



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ceia de Natal para diabéticos

Receitas de Natal para diabéticos

Controlar o peso é um dos grandes desafios para quem é portador de diabetes. Doces e sobremesas são uma verdadeira tentação para transgredir a dieta. Preocupados com sua saúde e manutenção de seu peso, o Departamento de Nutrição da SBD está disponibilizando deliciosas receitas de doces, elaboradas especialmente para pessoas com diabetes.
Além das receitas, o Departamento está, também, indicando os tipos de adoçantes dietéticos para auxiliar na elaboração das receitas.
- Grupo I - Adoçantes que podem ir ao fogo: Sacarina e Ciclamato, Steviosídeo, Acessulfame K, Sucralose, New Sugar
- Grupo II - Adoçantes calóricos que podem ir ao fogo: Frutose
OBS: Seu uso deve ser limitado em pessoas com diabetes, já que possui um baixo poder adoçante e seu valor calórico se aproxima ao da sacarose. Só utilize com orientação do nutricionista. Pacientes com hipertrigliceridemia devem ter cautela com este adoçante.
- Grupo III - Adoçante que não pode ir ao fogo: Aspartame


A SBD selecionou as melhores receitas de Natal especialmente para você! São muitas variedades de doces e acompanhamentos para esse final de ano!
Boas Festas!!

Farofa Especial de NatalFarofa especial de Natal
Rendimento: 15 porções
Ingredientes
1 cebola picada
1 maçã sem casca picada
1/4 de  xícara (chá) de uvas-passas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de arroz 7 grãos cozido
1/4 de xícara (chá) de tâmaras picadas
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 colher (chá) de sal
Preparo
Refogue a cebola, a maçã e as passas no azeite por 5 minutos. Acrescente o arroz, as tâmaras e a farinha de mandioca. Misture, adicione o cheiro-verde e desligue o fogo.
Informações nutricionais 1 porção = 4 colheres (sopa) = 40g
Calorias 96 kcal
Proteínas = 1,8 g
Gorduras Totais = 2,2 g
Carboidratos = 17,3 g
Fibras = 1,9 g
Sódio = 56 mg
Gorduras Saturadas = 0,3 g
Colesterol = 0 mg

Equivalência da porção:
 
02 colheres (sopa) de arroz
Zero colesterol
Baixo conteúdo de gorduras
Baixo conteúdo de gordura saturada

Bolo Natalino
Bolo NatalinoIngredientes Massa
1 mistura para bolo de cacau dietético
3 gemas
½ xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sobremesa de margarina
40 g de nozes moídas
1 colher de café de baunilha
Recheio
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
5 colheres de chá de adoçante em pó do grupo I
Cobertura
5 claras
5 colheres de sopa de leite em pó desnatado
12 envelopes de adoçante do grupo I ou III
Modo de Fazer
Massa
Juntar todos os ingredientes e seguir as instruções do rótulo da massa. Acrescentar junto às nozes e a baunilha.
Recheio
Combinar todos os ingredientes no liquidificador e levar ao fogo em uma panela, mexendo bem até engrossar. Deixar esfriar e rechear o bolo.
Cobertura
Bater bem as claras até ponto de bico, acrescentar aos poucos o leite em pó e o adoçante. Cobrir o bolo com este glacê e levar à geladeira.
Rendimento: 12 porções
Valor Calórico: 122 Kcal / porção
Substituir 1 porção desta receita por 2 porções de pão.

Buche de NoelBuche de Noel
Ingredientes
Massa
6 claras
4 gemas
6 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de adoçante em pó do grupo I
1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de maisena
1 colher de sopa de amêndoas torradas e picadas sem pele
1 colher de sopa de adoçante em pó do grupo I
Cobertura
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1/4 xícara de chá de água
50 g de chocolate em barra diet (sem açúcar) picado
Modo de Fazer
Massa
Bater as claras. Juntar as gemas uma a uma e bater por mais 1 minuto. Adicionar o leite em pó, a farinha, o adoçante e o fermento já peneirados. Colocar e uma assadeira untada e deixar assar por 20 minutos. Desenformar em um pano úmido, enrolar junto com o pano e deixar por alguns minutos. Desenrolar, rechear e voltar a enrolar.
Recheio
Colocar numa panela o leite em pó já dissolvido na água e juntar a maisena. Levar ao fogo e mexer até engrossar. Retirar do fogo, juntar as amêndoas e o adoçante. Deixar esfriar.
Cobertura
Numa panela, colocar o leite já dissolvido na água e levar ao fogo para ferver. Juntar o chocolate picado e mexer até ficar totalmente derretido. Deixar esfriar e cobrir o rocambole.
Rendimento: 12 porções
Valor Calórico: 193 Kcal / porção
Substituir 1 porção desta receita por 1 porção de leite + 1 porção de pão.

PanetonePanetone
Ingredientes
1 tablete de fermento biológico fresco
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
½ xícara de chá de adoçante em pó do grupo I
¼ xícara de chá de água morna
1 pitada de sal
1 ovo
2 e ½ colheres de sopa rasas de margarina light
¼ xícara de chá de leite desnatado
250 g de farinha de trigo
50 g de uvas passas sem sementes, lavadas
½ colher de chá de essência de panetone
Modo de fazer
Em uma tigela colocar o fermento, a farinha de trigo, 1 colher de sopa do adoçante (retirado da ½ xícara) e a água. Misturar bem e deixar crescer até obter uma massa esponjosa (aproximadamente 15 minutos). Acrescentar o restante dos ingredientes e bater muito bem até formar bolhas.
Colocar em forma de papel própria para panetone de 500 g e deixar crescer até dobrar de volume (aproximadamente minutos).
Assar em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.
Rendimento: 1 panetone de 16 porções
Valor Calórico: 88 Kcal / porção
Substituir 1 porção desta receita por 1 porção de pão + 1/2 porção de fruta.

Rabanada
RabanadaIngredientes
 Rabanada
4 fatias de pão de forma diet amanhecido, cortadas em 2 triângulos
1 copo ( 240 ml ) de leite desnatado
1 colher de sopa de adoçante em pó do grupo I
1 colher de chá de baunilha
1 ovo inteiro
1 clara
Para polvilhar
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa de leite em pó desnatado
1 colher de sobremesa de adoçante do grupo I ou III
Modo de Fazer
Mergulhar as fatias de pão, uma a uma, no leite misturado com o adoçante e a baunilha. Depois, passar no ovo batido junto com a clara. Arrumar as fatias numa assadeira untada com óleo previamente aquecida no forno.
Voltar a assadeira ao forno alto até o pão dourar (virar dos dois lados). Misturar a canela, o leite, o adoçante e polvilhar as fatias de pão.
Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 120 Kcal / porção
Substituir 1 porção desta receita por 2 porções de pão. Tente utilizar a troca com os alimentos apontados na lista a seguir. Caso tenha dúvidas não utilize o produto e consulte o Nutricionista.

Rabanada Light
Rabanada Ligth Ingredientes
1 gema
3 claras
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de óleo
8 fatias grossas de pão para rabanada (150 g)
Para polvilhar
 1 colher (café) de canela em pó
1 colher (sopa) de adoçante em pó próprio para forno e fogão
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
Modo de preparo
Bata a gema e as claras, ligeiramente, com um batedor de arame, e misture com o leite, o adoçante e a baunilha. Mergulhe as fatias de pão nessa mistura, embebendo-as completamente.
Coloque metade do óleo em uma frigideira e grelhe 4 fatias de pão de cada vez, deixando dourar dos dois lados. Retire e polvilhe a canela misturada com o adoçante e o leite em pó.
Rendimento: 8 Unidades
Dica: Você encontra o pão para rabanada em padarias, mas pode substituir por 3 pães franceses adormecidos.
Informações nutricionais por porção:
Calorias = 94 kcal
Proteínas = 4,7 g
Gorduras Totais = 2,3 g
Carboidratos = 13,2 g
Fibras = 0,04 g
Sódio = 153 mg
Gorduras saturadas = 0,5 g
Colesterol = 35 mg

Para o controle da glicemia e alimentação ideal do diabetes, procure um Nutricionista!
Boas Festas!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

McLanche feliz não pode ter brinquedos



EUA: brinquedos não podem mais acompanhar McLanche Feliz

Crianças norte-americanas podem dar adeus aos brinquedinhos de plástico que vem junto com o McLanche Feliz, pelo menos na principal cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma nova lei que entrou em vigor em São Francisco impede que restaurantes e fast-foods forneçam brinquedos em suas refeições se o alimento não atender às exigências nutricionais.
E as refeições para crianças no McDonald’s não atendem. Elas deveriam ter menos de 600 calorias, conter frutas (meia xícara), legumes (3/4 de xícara), ter menos de 35% do total de calorias provenientes de gordura, menos de 640 miligramas de sódio e menos de 0,5 miligramas de gorduras trans.
O McDonald’s não atende a cota necessária de frutas e vegetais – o picles e as cebolas do hambúrguer não chegam nem perto dos 3/4 de xícara exigidas. E as batatas fritas não contam como um vegetal.
A nova lei vai afetar cerca de 50 fast-foods em São Francisco, incluindo Burger King e Subway. Esses esforços estão voltados para a resolução do aumento da obesidade infantil nos Estados Unidos.
Aproximadamente um terço das crianças norte-americanas está acima do peso ou obesas. Há muito tempo defensores de saúde acusam fast-foods por seduzirem as crianças com brinquedos vinculados a personagens de filmes para que comam refeições ricas em gordura e sódio.
Iniciativas semelhantes com a nova lei têm sido propostas em Nova York em um esforço para reduzir a obesidade infantil. E o Condado de Santa Clara começou a proibição no início do ano passado.
Agora, os pais que comprarem em algum dos 19 McDonalds espalhados por São Francisco terão que solicitar o brinquedo separadamente e pagar por ele. O dinheiro será doado para uma instituição de caridade. Em comunicado oficial, a empresa afirmou “enquanto nós vamos cumprir integralmente essa lei, também temos a responsabilidade de dar aos nossos clientes o que eles querem”.
Neste ano, o McDonald’s anunciou que iria renovar o McLanche com opções mais saudáveis. As novas refeições acompanham fatias de maça, porção reduzida de batatas fritas e novas opções de bebida, como leite com chocolate com baixo teor de gordura. Essas mudanças tiveram início em setembro e se espalharão por todo os Estados Unidos até março de 2012. Mesmo assim, a nova versão do McLanche feliz não atende os requisitos de uma refeição suficientemente saudável. [CNN]
Fonte:  hypescience

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Motociclismo x Pressão baixa

Motociclismo nos dias de calor intenso
Gente, andar de moto é muito bom! E participar de eventos de motociclismo, então! Mas nos dias de calor a gente sofre! Imagine você, andar com roupas de couro e preto neste calor! E é nos dias de calor que mora o perigo.Os eventos são regados a churrasco, cerveja e muito rock in roll. Dançamos muito, o que ajuda a desidratar. A bebida alcoólica também nos leva a uma diurese intensa, pois o álcool inibe o hormônio anti-diurético. Resolvi escrever este artigo, porque eu tenho pressão baixa e muitas pessoas que conheço também. E neste período de calor intenso é importante tomarmos alguns cuidados.Ouvimos muito falar sobre pressão alta (hipertensão arterial), mas dificilmente temos algo comentando sobre a importância da alimentação para quem tem a pressão arterial baixa.
A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes arteriais ao ser bombeado pelo coração para manter o sangue circulando no corpo. Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos aos tecidos é algo fundamental.
A pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, é a redução da taxa normal da pressão nas artérias. Geralmente fica abaixo de 10 por 7 mmHg (milímetros de mercúrio). Não se trata de uma doença, mas de uma condição que pode provocar manifestações consequentes a uma deficiente circulação sanguínea. É mais caracterizada por indícios.

A hipotensão arterial tem vários fatores avaliados ao longo de consulta médica, exames físico e complementares. Alguns fatores contribuem também para a hipotensão e dentre eles estão: gestação, hipovolemia, postura (onde a mudança de postura pode alterar os níveis pressóricos), baixo débito cardíaco, entre outros.
Pessoas saudáveis também podem sofrer de hipotensão. Ela ocorre principalmente devido ao calor, pois as artérias tendem a ficar dilatadas e, por isso, o sangue tem mais espaço para circular exercendo menos pressão nas paredes dos vasos. Então, se você tem propensão à pressão baixa, evite períodos longos de exposição ao sol e banhos quentes. Prefira água morna ou fria e beba muita água, água de coco e sucos de fruta naturais.
Mudanças bruscas de posição do corpo podem provocar uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e resultar na diminuição da pressão arterial. Este quadro é denominado de hipotensão postural. Os sintomas são tonturas ou a visão turva, sensações que passam em alguns segundos. É bastante comum quando estamos agachados e levantamos rapidamente, em geral quando não temos um bom condicionamento físico.

Muita água e dieta equilibrada

A desidratação também pode resultar em quedas de pressão. A água, nesse caso, é um santo remédio, principalmente nos dias mais quentes. Manter o corpo hidratado ajuda no controle da pressão.
Mas o que funciona mesmo é ter uma dieta equilibrada. Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes oferece vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais como o sódio e o potássio são fundamentais para o controle da pressão arterial. Melancia, banana, melão, laranja, mexerica e vegetais verde escuro são ricos nesses minerais.
Se você tem pressão baixa, lembre-se de incluí-los em seu cardápio diário. E nada de jejum por longos períodos. O ideal é alimentar-se a cada três horas. Ficar muito tempo sem se alimentar também pode baixar a pressão.
 





Tome cuidado também com o álcool. Ele inibe o hormônio anti-diurético fazendo com que você escrete mais líquidos e assim, pode contribuir para abaixar sua pressão arterial.



A pressão caiu, e agora?
Medidas simples podem dar resultado quando sentimos aquela quedinha na pressão. "O paciente deve se deitar e, se possível, elevar as pernas", ensina o Dr. Reggi. É bom se cuidar, porque pressão baixa pode ocasionar outros transtornos. A redução do fluxo sanguíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até causar a morte.

Segundo Dr. Silvio Reggi, é bom ter cuidado com as receitinhas da vovó. Medidas caseiras e equivocadas para tentar elevar a pressão sanguínea podem ser perigosas. "Colocar sal sob a língua é um mito, não funciona. O sal relaciona-se com o controle em longo prazo da pressão arterial e não em poucos minutos. No entanto, não se recomenda a ingestão exagerada de sal", diz.
Lembro-me quando uma amiga ficou com a pressão baixa, algumas pessoas ensinaram a comer azeitonas, na época não entendi muito bem, mas com o passar do tempo, entendi que como a azeitona é um alimento em conserva, também possui grande quantidade de sal, que faria com que elevasse a pressão. Lembro-me também de quando tive a pressão baixa, me fizeram abaixar a cabeça e forçar para cima, ou seja, era para promover o retorno sanguíneo para o cérebro, já que ficamos com tonturas e o raciocínio fica prejudicado.
No verão, é comum encontrarmos frutas nos eventos de motociclismo. Além de hidratar, elas são excelentes fontes de vitaminas e minerais.
Enfim, de tudo que foi relatado, o importante nessses dias é alimentar-se bem e beber bastante líquido (água, sucos de frutas naturais, água de coco...) e se a sua situação piorar, procure um médico. Muitas vezes é necessário a aplicação de soro fisiológico para recuperar a volemia sanguínea.

Procure um Nutricionista para orientá-lo a fazer uma alimentação equilibrada!

Fonte: alguns dados do site bolsa de mulher

Publicado no site meunutricionista: http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=2493






terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ceia de Natal

Monte uma ceia saudável e econômica

Calcule a quantidade de comida e bebida de acordo com o número de convidados e pesquise os preços dos produtos antes de comprá-los.

Quem organiza a ceia de fim de ano para a família e os amigos deve ter uma ideia, em primeiro lugar, de quantas pessoas irão participar da festa. Assim, dá para saber se sua casa comporta o número previsto de convidados e definir o valor máximo que pretende gastar na comemoração.
Monte o cardápio e, depois, faça uma lista com os ingredientes necessários para a preparação de cada receita para a ceia. Vale a pena pesquisar os preços das bebidas e dos produtos antes de decidir onde comprá-los.

Fique atento à conservação dos alimentos
Ao comprar frutas, verduras e legumes, evite aqueles que estejam amassados e manchados. Assim que chegar em casa, guarde tudo nas gavetas inferiores do refrigerador e use o freezer para armazenar carnes em geral. Estas só devem ser refrigeradas se forem consumidas no mesmo dia.
Se você quer fugir da tentação das nozes, castanhas e frutas secas, comprometendo a sua dieta, opte por frutas frescas da estação, como manga, pêssego, ameixa e uva, que, além de menos calóricas, são mais baratas. De qualquer forma, vale comprar uma pequena quantidade de frutas secas para os convidados.
Para garantir o bem-estar de seus convidados, sirva petiscos e água juntamente com as bebidas alcóolicas. A água ajuda a hidratar o organismo e a reduzir os efeitos indesejáveis do álcool.
Para uma ceia mais leve, opte por servir carnes de aves (peru, frango e chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, arroz e farofa preparados com vegetais. Para a sobremesa, a sugestão é servir saladas de frutas. Uvas passas, tâmara, ameixa e damasco devem ser consumidas com moderação, pelo seu alto teor calórico.

Fonte: PROTESTE

Mais alimentos terão redução de sódio

ACORDO COM A INDÚSTRIA

Mais sete grupos de alimentos terão redução de sódio


Ministro Padilha assinou, nesta terça-feira, documento que estabelece redução gradual de sódio entre os alimentos mais consumidos pelo público infanto-juvenil, incluindo biscoitos e salgadinhos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou, hoje (13), nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos. Nesta etapa, serão detalhadas as metas para os alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil, incluindo sete categorias: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. As metas (ver no fim do texto) devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016.

A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. “Esta segunda etapa do acordo reforça o projeto conjunto entre governo e indústrias para respeitar a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, considera o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2010). Já as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009.

PREOCUPAÇÃO – De acordo com dados do IBGE, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, enquanto o consumo total foi estimado em aproximadamente 12g diários, o que representa mais do que o dobro do recomendado pela OMS. Esta pesquisa revelou, ainda, que mais de 70% dos brasileiros consomem mais do que 5g de sal ao dia (o equivalente a quatro colheres rasas de café), chegando este percentual a mais de 90%, no caso de adolescentes de 14 a 18 anos e adultos da zona urbana.
Os adolescentes brasileiros apresentaram consumo muito mais elevado de alimentos como salgadinhos (sete vezes maior), biscoitos recheados (perto de quatro vezes maior), biscoitos doces (mais de 2,5 vezes maior) e biscoitos salgados (50% maior) em relação aos adultos.


O acordo firmado pelo Ministério da Saúde inclui a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).


MONITORAMENTO – Este segundo termo de compromisso também prevê o acompanhamento da utilização de sal e outros ingredientes com sódio pelas indústrias, de forma a assegurar o monitoramento da redução do sódio em alimentos processados. Assim, o acordo determina o acompanhamento das informações da rotulagem nutricional dos produtos e as análises laboratoriais de produtos coletados no mercado e da utilização dos ingredientes à base de sódio pelas indústrias. Além do Ministério da Saúde e das associações da indústria alimentícia, o acordo foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).











Veja o que estabelece o acordo para as sete categorias de alimentos:

TIPO DE ALIMENTO
TEOR ATUAL DE SÓDIO
META DE TEOR DE SÓDIO
REDUÇÃO
PÃO FRANCÊS
648mg/100g
586mg/ 100g
2,5% ao ano até 2014
BATATAS FRITAS E PALHA
720mg/100g
529mg/ 100g
5% ao ano até 2016
SALGADINHOS DE MILHO
1.288mg/100g
747mg/ 100g
8,5% ao ano até 2016
BOLOS PRONTOS
463mg/100g
Entre 204mg/100g e 332g/100g (meta varia conforme o tipo de bolo)
7,5% a 8% ao ano até 2014
MISTURAS PARA BOLOS
568mg/100g
334mg/100g (aerados), 250mg/100g (cremosos)
8% a 8,5% ao ano até 2016
BISCOITOS
1.220mg/100g (salgados), 490mg/100g (doces) e 600mg/100g (doces recheados)
699mg/100g (salgados), 359mg/100g (doces) e 265mg/100g (doces recheados.
7,5% a 19,5% ao ano até 2014
MAIONESE
1.567mg/100g
1.052mg/100g
9,5% ao ano até 2014 

 Fonte: Portal da Saúde - 13/12/2011