Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Motociclismo x Pressão baixa

Motociclismo nos dias de calor intenso
Gente, andar de moto é muito bom! E participar de eventos de motociclismo, então! Mas nos dias de calor a gente sofre! Imagine você, andar com roupas de couro e preto neste calor! E é nos dias de calor que mora o perigo.Os eventos são regados a churrasco, cerveja e muito rock in roll. Dançamos muito, o que ajuda a desidratar. A bebida alcoólica também nos leva a uma diurese intensa, pois o álcool inibe o hormônio anti-diurético. Resolvi escrever este artigo, porque eu tenho pressão baixa e muitas pessoas que conheço também. E neste período de calor intenso é importante tomarmos alguns cuidados.Ouvimos muito falar sobre pressão alta (hipertensão arterial), mas dificilmente temos algo comentando sobre a importância da alimentação para quem tem a pressão arterial baixa.
A pressão arterial é a força que o sangue faz contra as paredes arteriais ao ser bombeado pelo coração para manter o sangue circulando no corpo. Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos aos tecidos é algo fundamental.
A pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, é a redução da taxa normal da pressão nas artérias. Geralmente fica abaixo de 10 por 7 mmHg (milímetros de mercúrio). Não se trata de uma doença, mas de uma condição que pode provocar manifestações consequentes a uma deficiente circulação sanguínea. É mais caracterizada por indícios.

A hipotensão arterial tem vários fatores avaliados ao longo de consulta médica, exames físico e complementares. Alguns fatores contribuem também para a hipotensão e dentre eles estão: gestação, hipovolemia, postura (onde a mudança de postura pode alterar os níveis pressóricos), baixo débito cardíaco, entre outros.
Pessoas saudáveis também podem sofrer de hipotensão. Ela ocorre principalmente devido ao calor, pois as artérias tendem a ficar dilatadas e, por isso, o sangue tem mais espaço para circular exercendo menos pressão nas paredes dos vasos. Então, se você tem propensão à pressão baixa, evite períodos longos de exposição ao sol e banhos quentes. Prefira água morna ou fria e beba muita água, água de coco e sucos de fruta naturais.
Mudanças bruscas de posição do corpo podem provocar uma diminuição instantânea da oxigenação do cérebro e resultar na diminuição da pressão arterial. Este quadro é denominado de hipotensão postural. Os sintomas são tonturas ou a visão turva, sensações que passam em alguns segundos. É bastante comum quando estamos agachados e levantamos rapidamente, em geral quando não temos um bom condicionamento físico.

Muita água e dieta equilibrada

A desidratação também pode resultar em quedas de pressão. A água, nesse caso, é um santo remédio, principalmente nos dias mais quentes. Manter o corpo hidratado ajuda no controle da pressão.
Mas o que funciona mesmo é ter uma dieta equilibrada. Uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes oferece vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais como o sódio e o potássio são fundamentais para o controle da pressão arterial. Melancia, banana, melão, laranja, mexerica e vegetais verde escuro são ricos nesses minerais.
Se você tem pressão baixa, lembre-se de incluí-los em seu cardápio diário. E nada de jejum por longos períodos. O ideal é alimentar-se a cada três horas. Ficar muito tempo sem se alimentar também pode baixar a pressão.
 





Tome cuidado também com o álcool. Ele inibe o hormônio anti-diurético fazendo com que você escrete mais líquidos e assim, pode contribuir para abaixar sua pressão arterial.



A pressão caiu, e agora?
Medidas simples podem dar resultado quando sentimos aquela quedinha na pressão. "O paciente deve se deitar e, se possível, elevar as pernas", ensina o Dr. Reggi. É bom se cuidar, porque pressão baixa pode ocasionar outros transtornos. A redução do fluxo sanguíneo leva à deficiência de sangue no cérebro, dessa forma, a pessoa pode desmaiar. Quando a situação de pressão baixa é mais grave, é denominada de choque. Nesse caso podem ocorrer manifestações muito sérias, podendo até causar a morte.

Segundo Dr. Silvio Reggi, é bom ter cuidado com as receitinhas da vovó. Medidas caseiras e equivocadas para tentar elevar a pressão sanguínea podem ser perigosas. "Colocar sal sob a língua é um mito, não funciona. O sal relaciona-se com o controle em longo prazo da pressão arterial e não em poucos minutos. No entanto, não se recomenda a ingestão exagerada de sal", diz.
Lembro-me quando uma amiga ficou com a pressão baixa, algumas pessoas ensinaram a comer azeitonas, na época não entendi muito bem, mas com o passar do tempo, entendi que como a azeitona é um alimento em conserva, também possui grande quantidade de sal, que faria com que elevasse a pressão. Lembro-me também de quando tive a pressão baixa, me fizeram abaixar a cabeça e forçar para cima, ou seja, era para promover o retorno sanguíneo para o cérebro, já que ficamos com tonturas e o raciocínio fica prejudicado.
No verão, é comum encontrarmos frutas nos eventos de motociclismo. Além de hidratar, elas são excelentes fontes de vitaminas e minerais.
Enfim, de tudo que foi relatado, o importante nessses dias é alimentar-se bem e beber bastante líquido (água, sucos de frutas naturais, água de coco...) e se a sua situação piorar, procure um médico. Muitas vezes é necessário a aplicação de soro fisiológico para recuperar a volemia sanguínea.

Procure um Nutricionista para orientá-lo a fazer uma alimentação equilibrada!

Fonte: alguns dados do site bolsa de mulher

Publicado no site meunutricionista: http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=2493






Nenhum comentário:

Postar um comentário