Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Esteatose Hepática

A esteatose hepática ou fígado gordo, como é conhecido popularmente, é o acúmulo excessivo de gordura no fígado que leva à inflamação das células do fígado que podem levar ao surgimento de sintomas como dor abdominal, pele amarelada e vômitos, por exemplo.
Geralmente, as causas da esteatose hepática estão relacionadas com a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, no entanto, a doença também pode ser causada pelo colesterol alto, excesso de peso ou diabetes tipo 2, dando origem à esteatose hepática não-alcoólica.
A esteatose hepática pode ser dividida em 3 tipos, de acordo com o seu grau de desenvolvimento:
  • Esteatose hepática grau 1 ou leve: surge quando o fígado tem cerca de 10% de gordura e o indivíduo não apresenta sintomas;
  • Esteatose hepática grau 2 ou moderada: o fígado apresenta mais de 10% de gordura, podendo surgir alguns sintomas, como dor abdominal ou diarreia;
  • Esteatose hepática grau 3 ou acentuada: o fígado tem uma grande quantidade de gordura que dificulta o seu funcionamento, causando pele amarelada e cansaço excessivo, por exemplo.
A esteatose hepática tem cura, desde que o paciente elimine a sua causa e tenha um estilo de vida saudável, fazendo uma alimentação equilibrada e exercício físico regular. Procure um nutricionista para adequar a sua alimentação.

Sintomas de esteatose hepática

Os sintomas de esteatose hepática, normalmente, surgem nos casos mais avançados da doença e incluem:
  • Dor abdominal constante do lado direito;
  • Cansaço excessivo;
  • Enjoos, vômitos ou diarreia;
  • Pele e olhos amarelados.
Os sintomas de esteatose hepática são raros e, por isso, muitos indivíduos não sabem que sofrem de fígado gordo. Assim, o diagnóstico é muitas vezes feito pelo clínico geral após um exame de sangue ou palpação do abdômen.
Porém, quando o indivíduo apresenta sintomas que possam indicar esteatose hepática, deve consultar um hepatologista para fazer um ultrassom, diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para esteatose hepática

O tratamento para esteatose hepática deve ser feito por um nutricionista, uma vez que é necessário que o paciente mantenha o seu peso controlado através da prática regular de exercício físico e fazendo uma alimentação pobre em alimentos muito gordurosos, doces e bebidas alcoólicas.
Além disso, pacientes com diabetes tipo 2 devem manter os níveis de açúcar no sangue controlados com o uso de insulina e adoção de uma dieta equilibrada.
Quando o tratamento não é feito de forma adequada, a esteatose hepática pode evoluir para cirrose, principalmente quando associada a outros problemas de saúde, como hepatite, colestase ou doenças autoimunes.
Fonte: Tua saúde

Um comentário:

  1. Adorei ter todas essas informações, vai me ajudar muito, te agradeço de todo coração. Bjs....

    ResponderExcluir