Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sábado, 6 de dezembro de 2014

Diabéticos precisam olhar os rótulos dos produtos


Diabetes e Rotulagem de Alimentos
Você tem Diabetes Mellitus ou conhece alguém que tem? Sente dificuldade na hora de compraralimentos? Na dieta alimentar de quem tem diabetes devem haver três princípios básicos: alimentar-se regularmente, ter equilíbrio na escolha dos alimentos e saber ler rótulos! Uma alimentação saudávele consciente ajuda a controlar a glicemia, evitando picos de hipoglicemia e hiperglicemia. E você sabe no que deve prestar atenção na tabela nutricional presente no rótulo dos produtos? Vamos dar algumas dicas para você!

Mas antes, primeiramente, é preciso saber a diferença entre alimentos diet e light!

Alimentos diet: O termo diet somente pode ser utilizado em algumas categorias de alimentos para fins especiais - alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso e alimentos para ingestão controlada de açúcares. Ou seja, são alimentos feitos a fim de atender as necessidades nutricionais de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas, como diabéticos e hipertensos. Por isso, fique ligado: a expressão diet nas embalagens dos alimentos não necessariamente significa que o produto não contém açúcar, e sim, que um nutriente foi excluído, seja ele açúcar, sódio ou gordura, por exemplo.
Alimentos light: O termo light é sinônimo de “reduzido”, ou seja, não necessariamente significa que o produto é reduzido em gordura ou em calorias. Um alimento pode ser reduzido em valor energéticoaçúcaresgorduras totais, gorduras saturadascolesterol e sódio. Para um alimento ser considerado light, é necessário que tenha uma redução de no mínimo 25% no nutriente ou valor energético objeto de alegação em relação ao alimento convencional.
rótulos de alimentos
  • Data de validade
Fique sempre atento ao prazo de validade do produto, que deve apresentar dia e mês quando o prazo de validade for inferior a 3 meses, e mês e ano quando for superior a 3 meses.
  • Lista de ingredientesrótulos de produtos
lista de ingredientes nos rótulos dos produtos é listada em ordem decrescente, ou seja, o principal ingrediente (aquele que tem em maior quantidade no produto) é listado em primeiro lugar. Prefira alimentos que contém ingredientes integrais, como aveia, farinha de trigo integral, farelo de trigo, semente de linhaça, gérmen de trigo, gergelim, amaranto, chia, farinha de soja, fibra de maracujá, etc.).
Mesmo que na embalagem do alimento esteja escrito “integral” é importante verificar na lista de ingredientes,pois a simples presença da palavra não assegura que o alimento seja 100% integral. Quer um exemplo? Alguns pães que tem a palavra integral na frente da embalagem são feitos de farinha de trigo branca e os grãos integrais somente foram adicionado à massa.
  • Medida Caseira
Esta é a medida que você vai focar para saber qual é a quantidade recomendada para o consumo do produto. Também chamada de “porção”, é a quantidade que uma pessoa saudável, maior de 5 anos e em bom estado nutricional consome, por vez, para compor uma alimentação saudável. Essa medidapode variar, dependendo de cada pessoa, e essa variação pode ser conhecida a partir de uma consulta com um nutricionista.
  • Valor energético
Na tabela nutricional, o valor energético é o número expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Esse valor é a energia produzida no corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Prefira sempre alimentos com valor adequados ao plano alimentar prescrito pelo seu nutricionista!
  • Carboidratos
São macronutrientes presentes nos alimentos que fornecem parte da energia necessária para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da nossa saúde. Os carboidratos são os chamados“açúcares” dos alimentos, e eles estão presentes nas massas, arroz, açúcar de mesa, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral. Cada grama de carboidrato fornece 4 quilocalorias (kcal)! Sendo assim, prefira os carboidratos chamados “integrais”, pois eles são digeridos mais lentamente e garantem sensação de saciedade por mais tempo, evitando assim os grandes picos nos níveis glicêmicos. São eles: arroz integral, quinoa, aveia, centeio, amaranto, algumas frutas e verduras, feijão, ervilhas, grão-de-bico, soja, nozes.
  • Proteínas
São macronutrientes necessários para a manutenção dos órgãos, tecidos e células do corpo. Encontramos proteínas nas carnes, ovos, leites e derivados e também nas leguminosas. Cada grama de proteína fornece 4 kcal.
  • Gorduras
diabetes mellitusGorduras ou lipídios são boas fontes de energia para o corpo e podem ser de origem vegetal ou animal. É importante lembrar que a informação nutricional nos rótulos normalmente destaca a quantidade de Gorduras Totais,Gordura Saturada e Gorduras Trans (ou Ácidos Graxos Trans), e que cada grama de gordura fornece 9 Kcal. As Gorduras Totais são a soma de todos os tipos de gorduras encontradas no produto. A Gordura Saturada está presente nos alimentos de origem animal e, por isso, seu consumo deve ser moderado para que não ocorra o aumento do LDL – colesterol ruim e o risco de desenvolvimento de doenças do coração. As Gorduras Trans são encontradas em altas quantidades nos alimentos industrializados, como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados. O grande consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, ácidos graxos e colesterol também aumentam o LDL.
  • Fibra Alimentar
Este é um item muito importante para se olhar nos rótulos dos produtos! É recomendado um consumo de 25 gramas de fibras por dia para que o indivíduo tenha um bom funcionamento do organismo. As fibras estão presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras ajuda no bom funcionamento do intestino, na saciedade e, para os diabéticos, principalmente, no controle da glicemia.
  •  Sódio
Ficar atento ao sódio é de extrema importância, pois portadores de diabetes (principalmente diabetes tipo 2) têm predisposição a ter outros problemas de saúde, como os cardiovasculares. O sódio está presente em vários alimentos, mas em grandes quantidades nos alimentos industrializados(salgadinhos de pacote, molhos prontos, temperos prontos, linguiça, salame, presunto, salsicha, produtos enlatados, shoyu). O alto consumo de sódio da alimentação pode provocar o que chamamos de hipertensão (pressão alta) e desencadear outros problemas cardiovasculares graves.

Atenção Diabéticos!

rótulos alimentares para diabéticos
  1. Os produtos diet destinados para dietas com restrição de carboidratos, dietas com restrição de gorduras e dietas de ingestão controlada de açúcares, devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos: contém (especificação de mono e/ou dissacarídeo – glicose, frutose, sacarose)”, caso tenham esses açúcares.
  2. Tenha em mente que não se pode exagerar no consumo de alimentos diet ou light. Existe uma quantidade diária permitida, baseada na condição de cada pessoa, principalmente quando o portador do diabetes faz uso de insulina. Fazer acompanhamento com um nutricionista é a melhor opção para manter a alimentação em equilíbrio, trazendo bem-estar para o corpo e para a mente.
Bibliografia Consultada:
Alimentos diet e light – entenda a diferença – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Manual de orientação aos consumidores – Você sabe o que está comendo? – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência Geral de Alimentos. Rotulagem Nutricional Obrigatória Manual de Orientação aos Consumidores – Educação para o Consumo Saudável. 2001.
Sociedade Brasileira de Diabetes
Fonte: Empório Delivery

Nenhum comentário:

Postar um comentário