Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CURIOSIDADES: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ALIMENTAÇÃO AYURVÉDICA?

A chef especialista em alimentação ayurvédica, Silvia Perotti, esclarece tudo sobre a prática, que é uma ótima pedida para ter uma vida saudável


O equilíbrio é a palavra de ordem para os praticantes da Ayurveda. Conheça suas
características 

Ayurveda vem ganhando espaço entre as pessoas que procuram uma rotina saudável. Baseada no sistema filosófico Sankhya e na teoria dos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. A chef Silvia Perotti, especialista em alimentação ayurvédica resume esse conceito: "é um conjunto de conhecimentos milenares que nasceu na Índia, através da observação da natureza, dos seres vivos, e da relação entre todas as coisas". 
Confira entrevista com a profissional e entenda tudo sobre essa terapia:
VivaSaúde: Qual é o objetivo da alimentação ayurvédica?Sílvia Perotti: A alimentação Ayurvédica tem o objetivo de nutrir nosso ser (mente, corpo e emoção), levando em consideração as diferenças naturais de cada indivíduo. Cada um de nós possui uma natureza energética alimentar que na Ayurveda chamamos de Dosha. Ao conhecer sua natureza é possível adequar sua alimentação e a rotina a essas características pessoais, possibilitando melhor equilíbrio, melhor performance e maior disposição para viver.
VS: Como é feita a indicação de cardápio para cada indivíduo?SP: O cardápio é baseado nas características e necessidades individuais, e leva em consideração a época do ano, estilo de vida e a idade da pessoa. Os alimentos são escolhidos de acordo com a disponibilidade da estação, energia e sabor. 
VS: Qual seu maior diferencial?SP: O segredo é variedade e observação. Nosso corpo fala, sabe aquilo que nos faz bem. A alimentação ayurvédica é preventiva, e promove a auto-recuperação, basta estar alerta para os sinais. Durante e após as refeições, a qualidade do sono, e todas as fases do nosso processo digestivo são a chave.
Quando fazemos uma prescrição, não só montamos um cardápio, mas também ajudamos e suportamos os indivíduos no seu processo de auto-conhecimento. E é esse conceito ayurvédico que permite transformar uma recomendação alimentar em estilo de vida.
VS: Ela é indicada para auxiliar no emagrecimento? SP: A alimentação ayurvédica não tem como objetivo o emagrecimento, mas o equilíbrio do corpo. A redução de peso – se for o caso – pode ser resultado de uma alimentação saudável, equilibrada, aliada à qualidade de vida. A alimentação ayurvédica não deve ser entendida como dieta, mas como um estilo de vida, onde se busca o respeito aos itens da natureza e as características de cada indivíduo.
As pessoas acabam emagrecendo quando elas simplesmente abdicam do processo de controle. Aceitar a própria natureza é também sair de processos restritivos, que em geral geram compulsão.
VS: Ela é indicada para qualquer pessoa?SP: Sim. Vegetarianos, veganos, carnívoros, pessoas comuns ou com necessidades especiais. A Ayurveda é o retorno ao que é simples. É o caminho para a auto-realização através do nosso próprio potencial.
Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário