A carne, seja de boi ou de porco, é um alimento perecível. Além disso, textura e sabor podem ser alterados por vários fatores. Por isso, os cuidados devem começar na compra e englobar armazenamento, descongelamento e preparo. Confira nossas dicas para todas as etapas, para saborear uma carne adequadamente higienizada e macia.
Antes de comprar, verifique gôndolas e cor dos cortes
- Verifique o acondicionamento e a higiene do local de exposição. Gelo na embalagem pode indicar falha no armazenamento, devido a descongelamento prévio.
- Veja as informações de origem, como numeração do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual, os dados de validade e de produção, que devem ser legíveis. Confira se não há abertura para entrada de ar.
- Inspecione furos na carne, que podem indicar que tenha sido injetada com água ou salmoura. A cor deve ser vermelha brilhante ou marrom, para as maturadas. A gordura deve ser branca ou amarela clara. Em caso de tons esverdeados ou odores não característicos, rejeite.
Ao transportar, evite variação de temperatura
- Evite a exposição a temperaturas elevadas. Se o mercado for longe, leve uma bolsa térmica.
- Verifique a higiene da sacola de transporte e não permita o contato da carne com outros alimentos.
Armazenagem: mantenha carne longe de outros produtos
- Mantenha a carne em embalagens originais ou novas, limpas e fechadas, não deixando que entre em contato com outros itens e temperaturas diferentes.
- Descongele dentro da própria geladeira, e não em temperatura ambiente.
- Depois de pronto, não deixe em temperatura ambiente por mais de uma hora. Coloque a sobra em potinhos limpos, com tampa, na geladeira ou no freezer.
Manuseio e preparo: prefira cortes frescos
- Opte pela carne fresca, mais macia, já que a contração das fibras no congelamento deixa o corte mais rígido.
- Faça o corte no sentido da fibra, o que evita o enrijecimento da peça.
Confira abaixo os tipos de cortes para carne de boi e porco:
Fonte: PROTESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário