Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tapioca, o alimento da moda! Cuidado com o seu consumo.


Esta semana li um post de um nutricionista que achei bem interessante. Muita gente tem adotado a tapioca como a queridinha do desjejum, com o objetivo de emagrecimento. Mas como o meu colega de profissão coloca muito bem, nem tudo é o que parece! Dependendo do objetivo, você pode estar fazendo tudo errado.
Leiam com atenção!



TAPIOCA, nem sempre é o que parece! 

A tapioca, também conhecida por beiju, é um alimento proveniente da fécula da mandioca (polvilho doce), e tem seu consumo cada vez maior por todo Brasil sendo uma 'opção saudável' ao consumo de pães, torradas, biscoitos, etc. devido à paranoia do anti-glúten: alergia ao Trigo (doença celíaca). 

É possível encontrar muita informação sobre as possíveis vantagens e/ou benefícios da Tapioca, mas nem sempre é o que parece.

MITOS:
- É UM ALIMENTO MAIS SAUDÁVEL QUE O PÃO: O pão integral contém muito mais fibras e vitaminas do complexo B;

- TAPIOCA EMAGRECE. É um alimento de alto índice glicêmico, de forma geral não é indicado para dietas de emagrecimento e indivíduos com diabetes.

- É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA REFEIÇÕES FORA DE CASA. Cuidado com a forma de preparação da tapioca em lanchonetes e restaurantes. Muitas vezes são utilizadas grandes quantidades de margarina/manteiga, tornando a refeição mais calórica e com maior teor de gordura, que pode ser prejudicial à saúde.

VERDADES:
- A Tapioca é um ótimo substituto para quem tem alergia ou intolerância ao glúten;
- Opção prática e rápida para refeições como café da manhã e lanches;
- Quando adicionamos à tapioca outros ingredientes como: ovo, chia, linhaça, gergelim e/ou manjericão se torna uma opção para lanche mais saudável.
- Um horário indicado para seu consumo é no pós-treino, pois nesses momentos é importante o consumo de alimentos de Alto índice glicêmico para recompor os estoques de glicogênio muscular e hepático degradados durante o exercício físico.

Atenção com as informações da moda e vinculadas na internet, é sempre bom procurar a opinião de um nutricionista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário