Como saber se estou acima do peso?
por Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ
Fique de olho no peso!
Você se preocupa com seu peso? Deveria preocupar-se! Saiba o seu peso ideal, quantas calorias deve consumir e adotar hábitos saudáveis de alimentação para manter o peso sob controle. Sabe-se que mais de 30% da população brasileira pesa mais do que o ideal para sua altura e idade. A gordura constitui cerca de 15 a 20% do peso do corpo de jovens e adultos saudáveis e 20 a 25% em mulheres adultas jovens. Essa proporção aumenta ligeiramente com a idade. Uma quantidade maior de gordura no organismo é considerada desnecessária e prejudicial à saúde.
A causa mais comum do aumento de peso é simplesmente comer mais do que o necessário. Se você está em excesso de peso, fazer refeições mais frequentes e mais leves no decorrer do dia é a melhor maneira de controlar o peso. Os alimentos que você escolher devem ter alto valor nutritivo e poucas calorias. Com isso, sentirá menos fome porque faz pequenos intervalos entre as refeições. Aí, lanches com muitas calorias ficam menos tentadores.
Estudos demonstram que quando o mesmo número de calorias é ingerido durante o dia sob a forma de quatro ou mais refeições moderadas, em vez de uma ou duas reforçadas, mais calorias são queimadas pelo organismo. Se você jejuar durante a maior parte do dia, seu corpo receberá sinais de alerta para que tente economizar energia, como reação à ausência temporária de alimentação. Com isso, o seu metabolismo será mais lento. Se você aumentar bruscamente a oferta de alimentos, o seu organismo poderá não aproveitar tudo e reservará sob a forma de gordura.
Portanto, para você obter uma dieta equilibrada em qualidade e quantidade para o seu organismo sem que o metabolismo se altere tanto, é necessário procurar um profissional que o oriente.
Procure um nutricionista.
Zele pela sua saúde!
É melhor você fazer uma consulta do que gastar dinheiro com remédios a vida inteira.
Publicado no site http://www.dicasdenutricao.com/2012/04/como-saber-se-estou-acima-do-peso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário