Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Curiosidade: O Paladar bem combinado da Linha Higienista


           Outro dia me perguntaram sobre a dieta higienista e achei melhor publicar esse artigo que tenho guardado há algum tempo falando sobre o assunto. Para quem tem curiosidade sobre o tema, estou compartilhando, mas não é o tipo de alimentação que recomendo aos meus clientes:


            Defensores da dieta higienista pretendem otimizar a digestão, ensinando como combinar os alimentos nas refeições e prescrevendo sucos para “limpar” o organismo.
        A última novidade da alimentação saudável está fazendo cem anos.  Para a nova linha do higienismo não basta uma dieta equilibrada, é preciso também saber combinar os alimentos.  As proteínas, por exemplo, não combinam com os carboidratos e as frutas só podem ser misturadas com outras frutas, jamais com verduras ou legumes.  Esta combinatória dos alimentos tem como base um estudo feito dm 1902, agora recuperado por adeptos do higienismo.
            Foi o russo Ivan Petrovitch Paviov, aquele mesmo do reflexo condicionado, que concluiu que os alimentos precisam ser bem combinados, antes de ingeridos.  Segundo ele, só quando estão corretamente misturados, os alimentos podem trazer benefícios ao organismo.  Mal combinados, garante o cientista, eles dificultam a digestão, produzem toxinas, provocam obesidade e desequilíbrios à saúde.  Na cartilha gastronômica de Pavlov, ao contrário das frutas, as proteínas não combinam com outras proteínas.  Os fundamentos das combinações estão no livro de Pavlov, “The work of the digestive glands”, editado em inglês em 1902.  Com base nas pesquisas do cientista russo, o médico naturalista americano Herbert M. Shelton estabelece os princípios da  natural hygiene (higiene natural, ou higienismo, como é conhecida esta corrente no Brasil).  Shelton propõe uma diet naturalista na qual, além de seguir as regras das combinações, recomenda a ingestão de 70% dos alimentos crus. 
            No relógio higienista, não existe hora para o café da manhã, muito menos acompanhado de queijos, pães ou geléias.  Até o meio-dia, a dieta dos combinados não inclui a ingestão de qualquer tipo de alimento.  Tudo porque, segundo os “três ciclos horários”, ingestão, assimilação e eliminação das 20 às 12 horas, o organismo está preparado para assimilar os nutrientes ingeridos durante o dia e, posteriormente, para eliminar os resíduos não aproveitados, trabalho que se alonga até o meio-dia.  A partir daí, é hora de comer só frutas, para fazer uma “limpeza” interna com seus líquidos e muitas fibras e enzimas.
            Os ponteiros giram na seguinte ordem:  das 12 às 20 h, é hora de comer (ingestão); das 20 às 4 h, hora de não comer nada, para deixar o corpo aproveitar os nutrientes (assimilação); das 4 às 12 h, só entram os sucos ou frutas cruas (eliminação).  No almoço, salada crua, com no mínimo três tipos de folhas diferentes, legumes crus (cenoura, beterraba, pepino, aipo, couve-flor).  Ou legumes assados ao forno ou cozidos al dente ou ainda um prato de carboidratos (arroz, macarrão, batatas, torradas).  No lanche, frutas.  No jantar, salada crua, legumes no vapor, assados ou em sopas ou pratos com proteínas.
            O professor de educação física TVrdi, adepto do higienismo, lembra que não é preciso abdicar de restaurantes e festas e tornar-se anti-social para seguir o higienismo.  Basta selecionar bem os alimentos.  Num churrasco, só devemos comer carne vermelha acompanhada de folhas e legumes crus.  Aipo, alho e gengibre crus facilitam a digestão de queijos porque eliminam o excesso de suco gástrico.  Mas, para comer uma feijoada, é preciso fazer jejum de frutas no dia seguinte.
E se os horários das refeições forem desrespeitados e a combinação incorreta?  O jeito é pular a próxima refeição, deixando o corpo descansar por horas, até que se recupere, ensina a atriz Tania Alves, a primeira adepta do higienismo da América do Sul a adotar  a dieta dos combinados em spa, o Maria Bonita, em Friburgo.
As experiências de Pavlov ensinam que as proteínas têm composições tão diferentes entre si, que é difícil processá-las juntas, exigindo um grande esforço de digestão no estômago.  Podemos combinar mais de um tipo de carne bovina ou frutos do mar, mas não devemos ingerir simultaneamente proteínas diferentes, como um omelete de queijo, que tem ovo e leite, ou camarão com catupiry, que mistura crustáceo com laticínio.
            E porque as frutas só combinam entre si? As frutas são alimentos que passam pouco tempo no estômago.  Mas se estiverem misturadas com qualquer outro alimento, elas se tornam indigestas e ficam horas para serem digeridas, diz ela ressaltando, como exceções, o abacate e o limão, que podem ser combinados com saladas de verduras.
            Já as proteínas não combinam com os carboidratos porque,  ao comermos proteínas, o estômago produz suco gástrico ácido e ao digerirmos carboidratos, produz o suco gástrico alcalino.  Combinar os dois na mesma refeição é um desastre para o estômago.  Um anula a capacidade digestiva do outro.  Os alimentos passam horas no estômago até serem digeridos.


Como otimizar a digestão:

·         EXCESSO:  Comer demais obriga o organismo a desgastar mais energia durante a digestão.
·         MASTIGAR BEM:  Engolir os alimentos somente depois de estarem em forma liquefeita, para ajudar a digestão.
·         BEBIDA:   O melhor é não misturar alimentos com bebidas alcoólicas e procurar beber água junto com o álcool.
·         CHURRASCOS:  Folhas e legumes crus neutralizam os efeitos da carne vermelha.
·         CONDENSADOS:  Para o higienismo, nosso estômago não consegue digerir mais de um tipo de alimento condensado de uma vez.  Os alimentos condensados são todos aqueles que não são frutas, legumes ou verduras cruas.
·         EXCEÇÕES:  O abacate e o limão, por serem neutros, podem ser combinados com outros alimentos.  Já o melão e melancia não combinam com coisa alguma.  Só devem ser comidos sozinhos.
·         VILÕES:  Carnes em geral, açúcar refinado, refrigerantes, enlatados, frituras e gorduras saturadas, bebidas alcoólicas, café e produtos que contenham cafeína, cigarros e agrotóxicos.
·         SUBSTITUTOS:  Ervas aromáticas, no lugar do sal, frutas secas, ao invés do açúcar branco, café de cevada e não o convencional, batatas coradas no forno, ao invés de batatas fritas.
·         FRUTAS:  Só comer frutas com estômago vazio e esperar meia hora para ingerir outros alimentos.  As frutas secas (passas, figos, damascos), as nozes e as castanhas devem ser combinadas com frutas frescas doces.

Fonte:  Jornal O Globo


IMPORTANTE: Este artigo foi publicado somente com a finalidade de informação e curiosidade. Para uma alimentação equilibrada, consulte um Nutricionista. Este tipo de alimentação pode trazer prejuízos à sua saúde. Lembre-se sempre que uma dieta deve ser individual de acordo com idade, sexo, atividade física, entre outros dados importantes numa avaliação nutricional.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Substituto dos ovos

SUBSTITUTOS DO OVO EM RECEITAS

Culinária mais saudável, sem ovos,
com ingredientes vegetais.

SUBSTITUTO DA CLARA DE OVO EM RECEITAS

Dissolver 1 xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Agora basta colocar na panela e ir mexendo. Vá controlando, até que atinja o ponto de clara de ovo.

SUBSTITUTO DE LINHAÇA PARA UM OVO

Linhaças (Sementes de linho) moídas substituem bem os ovos em panquecas, biscoitos, bolos e bolinhos. Leves, úmidas, fornecem ácidos graxos essenciais ômega-3. Moê-las no liquidificador e guardá-las no freezer.

PREPARO 
INGREDIENTES
1 colher de sopa de linhaças moídas (moa 1 xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer),
3 colheres de sopa de água pura.
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos (fica muito espessa se permanecer mais tempo).
Em algumas receitas bem líquidas as sementes de linhaça moídas podem ser agregadas diretamente aos componentes secos.
(Do livro "A Dieta Saudável dos Vegetais")

BOLOS SEM OVOS, MUITO SABOROSOS

Antes de tudo, selecionar as receitas. Leia a receita com cuidado e veja a proporção de farinha usada para cada ovo.
Selecione receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas (2 xícaras) de farinha.
Num bolo, os ovos têm duas funções básicas: ligar os componentes e dar ao bolo uma consistência leve.
As trocas abaixo servem para a maioria das receitas de bolos com poucos ovos.
Sempre misture bem os itens molhados de cada receita.

PARA BOLOS COMUNS

Troque cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite vegetal),
1/2 colher de suco de limão e
1/2 colher de bicarbonato de sódio.

PARA BOLOS DE TABULEIRO

Troque cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite vegetal ou de creme de leite (vegetal. Receita difícil de ser achada), 1/4 de colher de chá de fermento em pó.
Troque a manteiga por:
o mesmo peso em óleo de arroz, de girassol ou de milho.

PARA BOLOS DE FRUTAS

Troque cada ovo por:
1 colher de sopa de farinha de soja,
1 colher de chá de araruta,
2 colheres de sopa de água.

Fonte: eurooscar

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Leites vegetais

SUBSTITUTOS VEGETAIS
E VEGETARIANOS DO LEITE


Leites de origem vegetal, para uso em receitas, na alimentação de crianças, adultos, idosos, doentes, convalescentes, para toda a família.

LEITE DE AMÊNDOAS

INGREDIENTES
12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas.
1 copo (200 ml) de água de fonte ou mineral.
PREPARO
Bata as amêndoas com a água, no liquidificador (batedora, em Portugal).

LEITE DE AMÊNDOAS MORNO

INGREDIENTES
Leite de amêndoas;
Meia colher de café de suco de gengibre ralado;
1 colher(de café) de canela em pó;
Mel puro de abelhas.
PREPARO
Misture bem, todos os ingredientes, e os aqueça em fogo muito brando, por poucos segundos.

Cozinhe bem o arroz integral ou outro cereal; aveia, trigo ou cevada.
Bata no liquidificador e coe em seguida. Essa pasta deve ser mantida na geladeira, em recipiente fechado. No preparo da mamadeira, use 3 colheres de sopa (ou mais, conforme o apetite da criança) dessa pasta, misturada com água morna ou chá fresco de ervas naturais.
Como opção, pode-se adoçar. Nesse caso, empregue açúcar mascavo de boa procedência e se possível de cultivo orgânico. A frutose talvez seja mas suave para um bebê.
De acordo com a experiência e intuição, pode-se misturar um ou outro dos leites vegetais apresentados nesta obra.

LEITE DE AVEIA

Pôr de molho a quantia desejada de aveia, no dobro em água, em recipiente de louça ou vidro.
Após 2 horas, bater no liquidificador (batedeira). Coe num pano. Pode pôr mais água, se ficar engrossado.

LEITE DE BROTOS DE SOJA (Moyashi)

Use 1/2 xícara (chávena, em Portugal) de brotos de feijão-soja (moyashi) e 1 copo (200 ml) de água de fonte ou mineral.
Bata os moyashis com a água, no liquidificador, e coe.
Em Portugal se diz "rebentos", em vez de "brotos".

LEITE DE CASTANHAS-DO-PARÁ

INGREDIENTES
1 colher de sopa de aveia,
1 xícara de castanhas-do-Pará,
1 litro de água fervente.
PREPARO
Antes, dilua a aveia em água fria. Leve-a para ferver. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, com as castanhas.
Coe num pano ou peneira fina. Ponha 1 pitada de sal. Adoce com mel.

LEITE DE COCO

Ralar um coco (não use nada de alumínio) e o deixar ferver com água por 40 minutos.
Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador.
Coe com um pano de algodão bem limpo.
Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado.

LEITE DE GERGELIM

INGREDIENTES
1/4 de xícara de semente de gergelim germinado ou hidratado;
1 copo (200 ml) de água de fonte ou mineral.
PREPARO
Bata as sementes com a água, no liquidificador (batedora). Em seguida, coe.

LEITE DE GIRASSOL

INGREDIENTES
1/2 xícara (chávena) de semente de girassol germinada ou hidratada (que ficou de molho em água);
1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral.
PREPARO
Bata as sementes, com água, no liquidificador (batedora, em Portugal) e coe.

LEITE DE SOJA 1(EXTRATO)

INGREDIENTES
12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas.
1 copo (200 ml) de água de fonte ou mineral.
PREPARO
Bata as sementes, com água, no liquidificador (batedora, em Portugal).

LEITE DE SOJA 2 (EXTRATO)

Dissolvem-se, geralmente, 2 colheres de sopa do extrato solúvel de soja, em pó, à venda no comércio (ver a validade), em 1 litro de água.

LEITE DE SOJA
(FEITO DOS GRÃOS).

Do livro "A Cura e a Saúde pelos Alimentos - Dr. Ernst Schneider."
INGREDIENTES
2 xícaras de soja em grão;
2 litros de água.
Jeito de fazer:
1. Selecionar a soja e lavar bem com várias águas.
PREPARO
1. Selecionar a soja e lavar bem com várias águas.
2. Deixar de molho durante 8 a 12 horas.
3. Descascar o grão:
a) Eliminar a água em que os grãos ficaram de molho.
b) Pôr os grãos num pano de prato ou saquinho.
c) Apertar as pontas do pano e fazer movimentos fortes, ou passar sobre o pano e grãos o rolo de abrir massas, várias vezes, com força.
d) Embaixo de água corrente, numa vasilha grande, apertar com os dedos e ir trocando a água até o grão ficar plenamente limpo.
4. Bater os grãos limpos no liquidificador com 1 litro de água e levar tudo para cozinhar, em um caldeirão grande. Incluir outro litro de água.
Mexer sempre.
Ferver lento, durante 35 minutos, a contar do início da ebulição. Depois que iníciou a fervura, coloque um pratinho de porcelana no fundo da panela. Assim não grudará.
5. Desligar o fogo e deixar esfriar.
6. Coar em seguida, empregando um pano de malha aberta, torcendo a trouxa que se forma.
7. Completar juntando água necessária, de jeito a se obterem, no fim, 2 litros de leite de soja.
Esse leite pode ser armazenado na geladeira por vários dias. Para melhorar o sabor do leite, incluir um pouquinho de sal, baunilha ou canela em pau.
O resíduo, ou massa de soja que sobrou, conhecido também como okara, pode ser armazenado na geladeira em saco plástico até uma semana ou mais, podendo ser usado em pratos doces ou salgados.
O leite de soja pode ser usado para trocar o leite comum em: bolos, papas, mingaus, cremes, pães, biscoitos, canjica, arroz-doce ou até como coalhada, iogurte, queijo, requeijão.

"LEITE" DE UVA

(Não é nenhum leite mas o suco natural, sem aditivos nem adoçado)
O suco de uva tem um açúcar natural, formado por glicose e frutose, assimilável sem esforço pelos órgãos da digestão. Possui mais calorias que o leite de vaca e a sua análise demonstra enorme semelhança com o leite materno.
Excelente para casos de anemia, fraqueza, convalescença,febre, doenças, em geral. É alcalinizante do sangue, acelera o metabolismo e estimula as funções hepáticas.
Quase todas as marcas mais conhecidas têm aditivos químicos e açúcar refinado ou industrial. Por enquanto só dá para indicar as marcas "Superbom"; e, talvez, o "Rossoni". Existem algumas marcas de cooperativas ecológicas ou vegetarianas. Todavia, se puder, compre a uva, deixe de molho por uns 30 minutos, depois esfregue-as bem, uma a uma, na água corrente, para retirar o veneno (geralmente é um tipo de sulfato) e bata no liquidificador, com semente e casca, e depois coe bem.
O ideal seria que não fossem pasteurizados, porém crus e frescos e feitos de uvas sem química. Isso é difícil, mas não impossível.
Fonte: eurooscar