Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sábado, 3 de novembro de 2012

O perigo das dietas da moda


 
Dietas Malucas


                Pelo bem da sua saúde, passe longe delas.  Segui-las nada mais é do que acender o pavio do efeito sanfona, que traz consequências desastrosas para o organismo.

 

Dieta Macrobiótica:

 

·        O que é?  Indica uma semana à base de arroz integral para desintoxicar o organismo.

·        O que falta?  Sobretudo proteínas e vitaminas, só encontradas em alimentos de origem vegetal como a B12.

·        O que causa?  Faltam proteínas, certas vitaminas e minerais, o que vai danificar o organismo a longo prazo e justificar a aparência amarelo-esverdeada dos seus adeptos.

 


Dieta da USP:

 

·        O que é?  Uma combinação bizarra de alimentos que deve ser seguida por 14 dias.  Veja a sugestão do primeiro dia.  Manhã:  café preto sem açúcar.  Almoço:  dois ovos cozidos com verduras à vontade.  Jantar:  salada de alface com salsão e três bifes.

·        O que falta?  Carboidratos, vitaminas, minerais e, sobretudo, fibras.

·        O que causa?  É extremamente reduzida em calorias e como é indicada por 14 dias pode desencadear fraqueza e anemia.  O excesso de proteína e gordura pode elevar o colesterol, os triglicerídeos e o ácido úrico, além de acentuar a prisão de ventre em pessoas predispostas.

  

Dieta do Dr. Atkins:

 

·        O que é?  O médico Robert Atkins criou essa que foi a vedete dos anos 70.  Sua base:  carnes, ovos, bacon.  A idéia é que o organismo consome mais energia para quebrar as moléculas fornecidas por esses alimentos, daí o emagrecimento.

·        O que falta?  Carboidratos, vitaminas, minerais e, sobretudo, fibras alimentares.

·        O que causa?  Elevação da taxa de colesterol, triglicerídeos e ácido úrico; prisão de ventre pela falta de fibras.  Dietas ricas em gordura estão associadas com determinados tios de câncer, como o de mama e o de intestinos.

 

Dieta de Beverly Hills:

 

·        O que é?  Idealizada no início dos anos 80 pela americana Judith Mazel, preconiza que as enzimas encontradas em frutas tropicais, como o abacaxi e o mamão papaia, aceleram a queima de gorduras do corpo, o que não é verdade.

·        O que falta?  As frutas fornecem vitaminas, minerais, água e fibras.  Faltam, portanto, nutrientes nobres, como os carboidratos (encontrados em pães e massas) e as proteínas (em carnes e laticínios), vitais para fornecer, respectivamente, energia e material para o corpo se regenerar.

·        O que causa?  O consumo exclusivo de frutas estimula os rins a produzir a urina.  Em vez de perder peso, perde-se água.  Se for feita uma única vez, não tem muito impacto no organismo.  Mas se for seguida repetidas vezes afeta o equilíbrio hídrico do corpo, podendo causar de anemia (sobretudo em mulheres jovens) a alterações do batimento cardíaco.

 

Dieta da sopa:

 

·        O que é?  Essa é a menina dos olhos das dietas dos anos 90.  A receita:  bate-se no liquidificador muitos legumes cozidos, com predominância do repolho, e toma-se essa sopa três vezes ao dia, por uma semana.

·        O que falta?  Proteínas e carboidratos complexos, como pães e massas.

·        O que causa?  Se for repetida muitas vezes, pode sobrecarregar o sistema renal e debilitar o organismo.

 


Dieta da Lua:

 

·        O que é?  A receita é básica:  ao mudar a fase da Lua, fica-se 24 horas à base de líquidos (sucos de frutas, vitaminas e sopas passadas no liquidificador).

·        O que falta?  Depende da combinação.  Se forem consumidos apenas sucos, faltarão carboidratos e proteínas.  Se a sopa batida tiver carne e batatas, por exemplo, a dieta fica mais completa, mas no final das contas é apenas um consommé.

·        O que causa?  Uma vez ou outra tudo bem.  Mas se for seguida a cada virada de Lua, quatro vezes por mês, pode ocorrer sobrecarga renal e deficiência de vitaminas e minerais.

 

Dra. Deise Dantas Barcellos


Nutricionista


deisedbarcellos@yahoo.com.br