Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 29 de maio de 2012

IMC tem falhas

IMC não é suficiente para avaliar massa corporal

Especialista fala sobre recente pesquisa que afirma que obesidade pode ser melhor diagnosticada se também for medido o percentual de gordura do corpo


“O IMC é importante mas oferece pouco recurso de avaliação de como está a composição corporal do paciente”
Segundo a médica , a maneira mais moderna de tratar a obesidade é a avaliação da composição corporal
 
A obesidade pode ser um problema aparentemente mais grave do que se pensava, afirma um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Nova York e da Faculdade de Medicina Weill Cornell no jornal PLoS One. Segundo os cientistas, determinar a obesidade apenas pelo Índice de Massa Corporal (IMC) é um equívoco. Considerar o porcentual de gordura do corpo seria um modo mais correto de diagnosticar o sobrepeso, o que tecnicamente aumentaria o número de pessoas consideradas obesas, de acordo com a pesquisa. A médica especialista em esporte Alana Claudia Murilo Santos, do Hospital VITA Curitiba, enfatiza o estudo e explica como é feita uma avaliação correta.

É verdade que a obesidade não pode ser calculada apenas pelo IMC?
Dra. Alana Claudia Murilo Santos: Existem várias maneiras de avaliação da obesidade. A mais básica que inicia a abordagem do paciente realmente é o índice de massa corpórea (IMC). Nele, é dividido o peso pela altura ao quadrado e assim chegamos aos valores. O indivíduo pode estar com um índice de massa corporal normal quando a taxa varia entre 18,5 à 24,9, magro ou obeso, com IMC igual ou acima de 30. O índice de massa corporal é importante mas oferece pouco recurso para avaliar como está a composição corporal do paciente. A balança me dá o peso e eu relaciono com a altura. Eu preciso ter detalhes da composição corporal, ou seja, preciso saber a porcentagem de massa magra e a porcentagem de massa gorda, apenas o IMC não proporciona isso.

Se o IMC não é um exame completo, como é feita a avaliação do paciente?
Dra. Alana: Hoje em dia, a maneira mais moderna de tratar a obesidade é a avaliação da composição corporal. Nessa composição, eu posso avaliar pelo método de antropometria que é feito pelo contato de dobras cutâneas. Uma vez medido, jogo os valores em fórmulas específicas e chego à porcentagem de gordura.

Fale mais sobre esse método.
Dra. Alana: No consultório eu posso usar esse contato de dobras, mas eu também posso usar o chamado de bioimpedância, e assim ela me dá a porcentagem de massa magra e de massa gorda. Na porcentagem de massa magra eu vou ter a quantidade de água, músculos, ossos e órgãos do paciente, e na massa gorda, a porcentagem de gordura que o paciente tem. Dessa forma, eu tendo em mãos a composição corporal do paciente, consigo uma avaliação melhor.  Dependendo da porcentagem de gordura eu posso avaliar se o paciente é obeso ou não. Num indivíduo que tenha bastante musculatura, trabalhado em academia, que tenha músculo localizado, posso colocá-lo na balança e com o IMC classificar ele como obeso. No entanto, com a composição corporal, percebo que a porcentagem de gordura dele é baixa, ele tem uma quantidade de massa magra adequada, ou seja, ele não é obeso. O IMC avalia peso e altura, a composição corporal dá a porcentagem de gordura. Assim, pelo IMC, existem indivíduos que são considerados magros. Com o IMC abaixo de 25, algumas pessoas vão ao consultório querendo engordar e descubro que o paciente é um paciente “falso magro”, ou seja, ele pode ter uma porcentagem de gordura alta, não podendo engordar. O que deve ser feito é o tratamento inverso: diminuir a porcentagem de gordura para depois aumentar o peso.

Como é medida essa porcentagem de gordura? Existe algum número pré-definido?
Dra. Alana: A porcentagem de gordura é bastante individual, mas existem tabelas. Na mulher, a porcentagem de gordura adequada pode variar de 9 a 22% e acima de 20, 22% pode ser considerada obesidade. No homem é adequado ter de 6 a 14% de gordura, acima desse valor já pode considerar obesidade.

Uma vez avaliado, como é feito o tratamento? A atividade física pode influenciar?
Dra. Alana: Depois de avaliado pelo IMC e pela composição corporal, podemos ver que tipo de exercício o paciente deve fazer para poder alcançar uma composição corporal adequada. A atividade física proporciona a queima de gordura, diminui e adequa a porcentagem de gordura corporal, ou seja, aumenta a porcentagem de massa magra do indivíduo. O legal na composição corporal, quando é repetido o exame depois do indivíduo ter emagrecido, é perceber se ele realmente emagreceu adequadamente. Às vezes o paciente emagrece e perde muita massa magra e não perde gordura. Nesse caso é preciso readequar a dieta e os exercícios físicos.

Então, os melhores métodos são o IMC e a composição corporal?
Dra. Alana: Sim, mas podem ser feitas outras avaliações. A avaliação da relação cintura/quadril que vai dar o tipo de distribuição da gordura corporal do individuo, ou seja, vou classificar a obesidade em androide e ginecoide. Uma obesidade androide é aquela que a gordura está centralizada na região abdominal, que é o chamado “gordinho tipo maçã”. Esse gordinho tem o maior risco de doença cardiovascular. A gordura ginecoide “gordinho tipo pêra” que é uma porcentagem de gordura mais localizada em regiões de coxas e quadris, chamada de gordura periférica e tem um risco menor de doença arterial coronariana. Então, na relação cintura/quadril (divisão das duas medidas) o homem tem um risco maior de doença cardiovascular com um valor acima de 0.95 e para mulheres, acima de 0.85. É nesse momento que classifico a gordura em androide ou ginecoide. Os homens tem a probabilidade maior de ter obesidade androide e as mulheres ginecoide.
Fonte: Estadão.com.br e medicando

Afinal, o frango que consumimos tem hormônios ou não?

Carne de frango tem ou não tem hormônios??

No consultório, muitos pacientes atribuem o seu excesso de peso ao consumo de frango que, segundo eles, "estão cheios de hormônios, e com isso, não conseguem emagrecer, mesmo fazendo dietas.
No supermercado uma vez ou outra nos deparamos com a seguinte frase nas embalagens de alguns frangos congelados “Não contém hormônio”. Muitas vezes pagamos mais caro só para ter a certeza de que não estamos levando para casa algum produto nocivo à saúde.
Na verdade, as informações espalhadas por alguns produtores e até pela mídia nem sempre são tão claras e podem contribuir para um alarme desnecessário. Pelo menos é o que dizem os especialistas do setor.
De acordo com Sulivan Pereira Alves, Coordenadora técnica da ABEF – Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, estas empresas muitas vezes tiram proveito da falta de conhecimento dos consumidores. “Nenhum frango, convencional ou orgânico, recebe hormônios em sua criação e a ABEF não concorda com esse tipo de anúncio.”
Carne de frango não possui hormônios e, entre outras razões está a inviabilidade. Segundo dados da própria ABEF somente no ano passado foram produzidos no país cerca de 5,2 bilhões de frangos e os hormônios para produzir o efeito de crescimento deveria ser administrado diariamente. Logo, a prática seria dispendiosa e não promoveria o resultado desejado.
De acordo com matéria publicada na revista Terra Brasil de nº 3 e com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, quem também desmistifica a aplicação de hormônios exógenos em frangos é o veterinário Leandro Feijó, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa). “O tempo de vida do animal até o abate inviabiliza qualquer tentativa de utilização de hormônios nesta espécie, assim como o tempo suficiente para a sua atuação no organismo”, defende.
Feijó coordena o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), que monitora, continuamente, a presença de medicamentos veterinários de uso proibido no País em carnes, incluindo hormônios. Ele explica que, nos últimos quatro anos, foram realizadas mais de 2,8 mil análises em frangos e atesta: “a partir dos resultados obtidos, a conclusão é de que não há indícios da utilização dessas substâncias nas carnes de aves consumidas pela população brasileira e exportada a mais de cem países”.
Outra questão, apontada pela técnica da ABEF, seria a legislação. A Instrução Normativa nº 17, de 18 de junho de 2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA proíbe o uso de substâncias estimulantes do crescimento. “Mesmo que alguma indústria avícola tentasse fazer uso, burlando as leis estabelecidas, não obteria êxito, pois é completamente impraticável sob o ponto de vista econômico e não sobreviria aos procedimentos de fiscalização hoje existentes”, esclarece.
A carne de frango, devido a características como praticidade na compra e no preparo, tem uma grande representatividade no mercado mundial. No Brasil a produção de pintos de corte equivale cerca de 12% da produção mundial e coloca o país como o principal produtor do mundo no setor. Por esta razão, Sulivan afirma que a indústria brasileira não poderia correr o risco de “ter seu produto condenado”.
Mais um motivo de dúvidas entre os consumidores é a utilização de antibióticos que, normalmente incorporados às rações dos animais, poderiam com o tempo provocar a resistência no corpo humano a determinados medicamentos. Mas, estas afirmações também seriam exageradas pois, embora a utilização de antibióticos para melhora de desempenho ou com objetivo terapêutico sejam permitidos, existem regras rígidas a serem seguidas pelo o setor. Além da forte fiscalização realizada pelo MAPA.
Sulivan afirma que o Brasil segue fielmente as normas do Codex Alimentarius – órgão criado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e alimentação) e pela Organização Mundial de Saúde para desenvolver normas alimentares - orientações e textos relacionados, tais como códigos de boas práticas. E, no que diz respeito à utilização de substâncias na produção, determina o Limite Máximo de Resíduos que podem estar presentes em 1Kg de alimento a fim de que não produzam efeito tóxico.
Segundo a Assessoria de imprensa do MAPA, Os resultados do monitoramento no Programa de Controle de Resíduos e Contaminantes em carnes de aves, bovinos, suínos e eqüinos, leite, ovos, mel e pescado, em 2008, segundo Feijó do MAPA, podem ser considerados satisfatórios. “No entanto, demonstram a necessidade de vigilância contínua para mitigar o risco de violações que foram detectadas”, alerta.
Das 19.211 análises concluídas, 99,85% não apresentaram resíduos de medicamentos veterinários ou contaminantes acima dos limites estabelecidos. Destaque para mel, camarão de cultivo e pescado de cultivo, que não apresentaram nenhuma irregularidade no ano passado.
O Programa para aves também alcançou percentual positivo, no último ano. Das 8.209 análises concluídas, apenas cinco, ou 0,06%, apresentaram resíduos.
Ricardo Santin, Diretor Executivo da associação, assegura que o mito ainda não prejudica o comércio das aves, mas preocupa o setor.
“No entanto, nos preocupamos que esse tipo de informação continue sendo veiculada e no futuro atrapalhe não somente quem comercializa o frango, mas quem deixa de comprá-lo devido a esse equívoco, prejudicando uma cadeia que gera mais de 250 mil empregos diretos e 4 milhões indireto. Aí seriam dois setores prejudicados: o comercial, que deixa de vender e o consumidor, que deixaria de adquirir um produto de excelente qualidade nutricional e de preço acessível a todos.” , completa Ricardo Satin.

Portanto, se você acha que o frango é o responsável pelo seu fracasso nas dietas de emagrecimento, está enganado.  Procure um nutricionista para traçar seu perfil nutricional, pois fazer uma dieta e reeducação alimentar sozinho não traz bons resultados. A dieta deve ser individualizada. O nutricionista colhe várias informações para fazer sua orientação alimentar. Não é como uma receita de bolo que pode ser passada igual para todos. Pense nisso!

Fonte: alguns dados do portaldoconsumidor

Publicado no site http://www.dicasdenutricao.com/2012/06/frango-tem-ou-nao-tem-hormonios.html

terça-feira, 15 de maio de 2012

Controle de peso



Como saber se estou acima do peso?

por Dra. Deise Dantas Barcellos – Nutricionista RJ

Fique de olho no peso!  

Você se preocupa com seu peso? Deveria preocupar-se! Saiba o seu peso ideal, quantas calorias deve consumir e adotar hábitos saudáveis de alimentação para manter o peso sob controle. Sabe-se que mais de 30% da população brasileira pesa mais do que o ideal para sua altura e idade. A gordura constitui cerca de 15 a 20% do peso do corpo de jovens e adultos saudáveis e 20 a 25% em   mulheres   adultas jovens.   Essa  proporção aumenta ligeiramente com a idade. Uma quantidade maior de gordura no  organismo  é considerada desnecessária e prejudicial à saúde.

            A causa mais comum do aumento de peso é simplesmente comer mais do  que  o necessário. Se você está em excesso de peso, fazer refeições mais frequentes e mais leves no decorrer do dia é a melhor  maneira  de  controlar  o  peso.  Os  alimentos  que   você escolher devem ter alto valor nutritivo e poucas calorias.  Com isso, sentirá menos fome porque faz pequenos intervalos entre as refeições.  Aí, lanches com muitas calorias ficam menos tentadores.

            Estudos demonstram que quando o mesmo número de calorias é ingerido durante o dia sob a forma de quatro ou mais  refeições  moderadas,  em   vez  de  uma  ou  duas reforçadas, mais calorias  são queimadas pelo organismo.  Se você jejuar durante a maior parte do dia, seu corpo receberá sinais de alerta para que tente economizar energia, como reação à ausência temporária de alimentação.  Com isso, o seu metabolismo  será   mais lento.  Se você aumentar bruscamente a oferta de alimentos, o seu organismo poderá não aproveitar tudo e reservará sob a forma de gordura.

             Portanto, para você obter uma dieta equilibrada em qualidade e quantidade para o seu organismo sem que o metabolismo se altere tanto, é  necessário   procurar    um profissional que o oriente.  
Procure um nutricionista.  
Zele pela sua saúde!  
É   melhor você fazer uma consulta do que gastar dinheiro com remédios a vida inteira.



Publicado no site http://www.dicasdenutricao.com/2012/04/como-saber-se-estou-acima-do-peso.html

Dúvidas sobre a fruta Lichia que é encontrada nos supermercados


A lichia (Litchi chinensis Sonn), conhecida como o morango chinês, pertence à família Sapindaceae. A lichieira pode atingir de 15 a 20 metros de altura. O fruto, se encontra em cacho, tem forma e tamanho variáveis, podendo ser redondo, oval ou cordiforme, atingindo até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura e o peso pode variar de 10 a 35 g por unidade. A casca é vermelho-brilhante quando o fruto está maduro, e tem aspecto rugoso. A polpa é gelatinosa, branca, translúcida e facilmente se destaca do caroço. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.

Existem três subespécies de lichia: a chinensis, phillippenis e javanensis, entretanto somente a Litchi chinensis chinensis é de interesse econômico e, na qual, distinguem-se duas grandes raças: Lichia da água e a da montanha.
A lichia é originária da China e há séculos vem sendo cultivada. Posteriormente, foi levada para a Índia e outras regiões e atualmente, os maiores produtores são China, Tailândia, Índia, Estados Unidos (Flórida e Havaí) e Nepal. O primeiro local de cultivo desse fruto no Brasil foi na fazenda São José, Avaí, interior do Estado de São Paulo. Também é cultivada nos estados de Minas Gerais e Paraná.
A lichia pode ser consumida ao natural ou utilizada no preparo de sucos, doces ou compotas. Na Flórida (EUA) e na China é produzido o mel da lichia.
A lichia, tem baixo valor calórico, é fonte das vitamina C e do complexo B e dos minerais cálcio e potássio, além de conter bastante quantidade de água. Abaixo, encontra-se os valores nutricionais da lichia.
Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca e sem caroço)
Valor energético
66 kcal
Carboidratos
16,53 g
Proteínas
0,83g
Gorduras
0,44 g
Fibras
1,3g
Cálcio
5 mg
Fósforo
31 mg
Ferro
0,31 mg
Potássio
171 mg
Vitamina C
71,5 mg
Tiamina
0,01 mg
Riboflavina
0,065 mg
Niacina
0,6 mg
Fonte: USDA. e site dicasdenutricao
Atribui-se à lichia as funções antioxidante e de fortalecimento do sistema imunológico.
A lichia tem se tornado uma fruta presente no período natalino no nosso país.

Lichia x Barriga

Lichia, a fruta que está fazendo sucesso nas dietas de emagrecimento

De uns tempos pra cá, temos visto surgir nas prateleiras dos supermercados uma frutinha de formato curioso, e que muita gente nos questiona sobre suas propriedades, e como consumi-la. É a Lichia.
Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina

Se o critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança, saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais se comparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época de festas de final de ano.

A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim.

Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica por e-mail, com exclusividade a SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. Não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento. A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função. Não adianta consumir quilos de lichia e, em seguida, comer o que ver pela frente. Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis.

Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce...A vitamina C estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce.
Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. Este atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.
Fonte: saudeabril



Ingredientes:

MANJAR DE LICHIA
• 1 folha de gelatina em pedaços
• 2 copos (400 ml) de polpa de lichia
• ½ lata de leite condensado
• 2 colheres de sopa de amido de milho

CALDA
• 1 copo (200 ml) de polpa de lichia
• 2 colheres de sopa de açúcar
• Lichias inteiras à vontade
• Corante vermelho

Modo de fazer:

Corte a folha de gelatina em pequenos pedaços e dissolva-a em água por cerca de 10 minutos. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo alto por cerca de 4 minutos. Depois, baixe o fogo e mantenha o preparo, cozinhando por mais 6 minutos, mexendo sempre. O ponto deve ser semelhante ao de um mingau grosso. Tire do fogo e leve à geladeira em fôrma única ou em taças individuais. Para fazer a calda, misture os ingredientes e cozinhe por 3 minutos, até ficar em ponto de fio. Leve à geladeira e coloque sobre o manjar para servir. Decore com lichias inteiras ou cortadas em pequenos pedaços.

Rendimento: 5 porções

Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)

Valor energético...........66 cal
Carboidratos..............16,53 g
Proteínas......................0,83 g
Gorduras......................0,44 g
Fibras..............................1,3 g
Cálcio..............................5 mg
Fósforo..........................31 mg
Ferro..........................0,31 mg
Potássio.....................171 mg
Vitamina C................71,5 mg
Tiamina.....................0,01 mg
Ribofl avina..............0,065 mg
Niacina........................0,6 mg

Fonte: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS (USDA)


NOVIDADE? SÓ PARA NÓS…

Para os brasileiros, a lichia é uma mania de consumo mais recente, que só nas últimas décadas começou a aparecer à mesa — e olhe lá, que ainda é difícil encontrá-la em algumas regiões. Mas os chineses tiram proveito da frutinha há tempos. Seu cultivo é conhecido desde 1500 a.C. e cresce ano a ano, principalmente no sudeste daquele país. No Brasil, a primeiríssima lichieira foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1810, e serviu para alegrar o olhar dos visitantes porque os frutos só passaram a ser comercializados 160 anos depois. Hoje, a lichia é cultivada principalmente no estado de São Paulo, responsável por 90% da produção nacional.

PODER ANTIOXIDANTE

A cianidina, que assegura a ação antiobesidade da lichia, e outras substâncias classificadas como antocianinas — todas pigmentos — são antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e diversas doenças. Dentro do corpo, essas substâncias doam elétrons aos radicais livres, estabilizando-os e impedindo que provoquem alterações celulares. Ao captar os radicais livres, as antocianinas colaboram para prevenir problemas cardíacos e câncer.

RANKING DO POTÁSSIO
O mineral pode ser encontrado em hortaliças, frutas, carnes, leite e cereais. Em dez lichias, há 171 mg de potássio, a mesma quantidade encontrada em metade de uma banana-prata ou em seis pêssegos. Veja abaixo:

10 lichias (66 cal) = 6 pêssegos (216 cal) ou 5,5 maças (308 cal) ou ¼ abacate (30 cal) ou ½ banana-prata (50 cal)

Mas atenção, não adianta você consumir a fruta indiscriminadamente e não adquirir bons hábitos alimentares. O mal do ser humano é achar que existem alimentos, substâncias, chás e até remédios milagrosos. A consulta ao nutricionista continua sendo de suma importância, pois com a alimentação equilibrada, orientação adequada você conseguirá alcançar o seu objetivo.
'

Caralluma fimbriata ainda precisa de estudos

Caralluma fimbriata preocupa médicos


Problemas são relacionados à prescrição, comercialização, qualidade, registro e uso indiscriminado.


Celebridades afirmam terem testado. E aprovado. De ilustre desconhecida, a Caralluma fimbriata virou a queridinha de quem deseja emagrecer rápido – e sem sofrimento – e provocou uma verdadeira corrida às farmácias e lojas de produtos naturais.
A Caralluma fimbriata éum cacto, proveniente da Índia, que tem sido relatado como um inibidor de apetite, controlando a vontade de comer (principalmente de “beliscar” durante o dia), aumentando a saciedade e inibindo o acúmulo corporal de gordura. Alguns estudos sobre este fitoterápico, a maioria de origem indiana, relatam não haver efeitos colaterais e defendem que este cacto é item comum na alimentação nativa, não apresentando, portanto, risco de ingestão. Apesar das evidências demonstrarem que a Caralluma fimbriata realmente causa diminuição de apetite e perda de peso sem efeitos colaterais, existe a necessidade de mais estudos para determinar sua real segurança e eficácia, principalmente na forma de comprimidos, pílulas ou outras apresentações farmacêuticas.
Pela falta de estudos, juntamente à ausência de regularização de qualquer produto à base de Caralluma junto às autoridades competentes no Brasil, a Anvisa suspendeu a importação, fabricação, distribuição, manipulação, comércio e uso no país.

Fonte: PROTESTE

sábado, 12 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães

Mãe, mulher...cuide da sua alimentação, pois o seu filho precisa de você. Feliz Dia das Mães!

 


A má digestão diminui a absorção de proteínas e minerais como cálcio, zinco e magnésio. A deficiência nesses nutrientes tem relação com unhas quebradiças e com manchas brancas. Quando o intestino não funciona bem toxinas são acumuladas em nosso organismo e com esse acumulo quem sofre é a pele. Esse excesso de toxinas é um dos causadores de celulite e acne.
A pele excessivamente ressecada e envelhecida também é um sinal de deficiência em nutrientes. Para ter pele, cabelos e unhas bonitos e saudáveis aumente o consumo de alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes, frutas e hortaliças de preferência orgânicas.
A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.
As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.
A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer.
Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida. Nesse aspecto devem ser valorizados e incentivados antigos hábitos alimentares do brasileiro, como o consumo de arroz com feijão.
• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.
• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

A mulher que é mãe, deve se cuidar sempre. Cuide de sua saúde, pois seu filho precisa de você. Procure um nutricionista para orientar a sua alimentação!

 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cuidados ao manipular alimentos



COISAS ERRADAS QUE POSSÍVELMENTE VOCE ESTÁ FAZENDO
Oito Erros na Cozinha
 
 
 

1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira.Primeiro, você perde nutrientes.
A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar,
porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.
==================================
2° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.


O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.
Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.
O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.
==========================================
3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.


Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.
==============================
4° erro:
Sobre guardar comida quente na geladeira.


Este é um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia,
mas não vai estragar a geladeira de modo algum.
========================================
5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.


O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.
=========================================
6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.


As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias.
Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente
que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.
=======================================
7° erro:
Ignorar as formigas.


Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas.
Você provavelmente não se importaria se encontrasse
uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria:
E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata,
deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É, né?...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até
maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata.
Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.
===========================================
8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário
.


Este é um péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar
aquelas intoxicações com 24 horas de vomito e mal-estar.
Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.
Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria
 

Combater velhos hábitos é preciso
Corrigir velhos hábitos pode ser muito mais difícil do que aprender
- do começo - a forma correta de fazer as coisas.
Mas quando o assunto é evitar a proliferação de bactérias, todos os cuidados são necessários.
É preciso jogar no lixo muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida
para vencer as batalhas diárias contra aqueles seres minúsculos e tão prejudiciais à saúde.

Desde criança, aprendemos a colocar ovos na porta da geladeira,
até porque os eletrodomésticos vêm de fábrica programados com essa função.
No entanto, é um erro dos mais graves, porque o balanço da porta
e a pouca refrigeração favorecem a deterioração do produto
e o ovo vira uma estufa para a criação das terríveis salmonelas,
bactérias responsáveis por boa parte das intoxicações alimentares.

O professor Roberto Figueiredo, bioquímico especializado no combate às bactérias,
conhecido nacionalmente como Dr. Bactéria,
proferiu uma palestra e desmistificou a maioria dos maus hábitos das pessoas.
"Você lava carne?
Pois isso é muito errado, porque a água contribui
para facilitar a entrada das bactérias",
informou à platéia.

Para ilustrar as verdades que estava transmitindo para o público,
Dr. Bactéria mostrou dados preocupantes.
Em todo o mundo, 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos
adoecem de diarréia por ano, o que gera três milhões de mortes,
das quais 70% são causadas por manipulação errada de alimentos.
"Isso demonstra total ignorância frente às bactérias novas".

O bioquímico condena hábitos diários das donas-de-casa, como arear panela
(não se deve lustrá-la por dentro, para não soltar a substância química),
armazenar o frasco de vinagre fora da geladeira,
usar lixeirinha de pia,
usar pregadores de roupa para fechar saquinhos de alimentos,
guardar pedaços de legumes ou de frutas na porta da geladeira
e guardar cola na geladeira -
"Não se pode armazenar alimentos com produtos químicos".
Para se ver livre das bactérias, os cuidados com a pia devem ser redobrados.
A esponja de lavar louças deve ser lavada e desinfetada diariamente e trocada semanalmente.
Dr. Bactéria não falou sobre os possíveis riscos de contaminação
do tradicional pano de coar café, tão comum no Nordeste, e do pano de prato.
para que as propriedades nutricionais sejam mantidas.
Outra "esquisitice" apresentada é com relação à forma de armazenar os alimentos recém-preparados.

Sabe aquele gesto gentil da mamãe em guardar o pratinho do filho no forno?
Dr. Bactéria diz que isso é oferecer um prato de veneno.
"As pessoas passam mal porque comem comida contaminada, não estragada.
O risco é ainda maior porque o alimento não apresenta sinais de contaminação
e as pessoas comem mesmo".

Ele explicou que os alimentos perecíveis devem ser mantidos fora da geladeira por no máximo duas horas.
Se ainda estiverem quentes, devem ser levados destampados para refrigeração para que o ar frio circule. "Depois, podem ser tampados normalmente".

O produto quente não compromete o funcionamento do eletrodoméstico,
só faz aumentar o consumo de energia.
"Mas eu prefiro pagar mais caro a conta do que pagar com minha saúde".
Enfim, são muitos cuidados que devemos tomar.
Alguns são quase impraticáveis, outro são mais fáceis.
Mel não pode ser oferecido a crianças!
Ponto para:
- quem conseguir não colocar meio tomate, meia cebola, na porta da geladeira.
- quem não lava frutas e verduras quando chega da feira e sim duas horas depois de refrigeradas.
E mil pontos para quem não oferece mel para crianças com menos de um ano.
Mel?
por uma bactéria chamada clostridium botulino.
Os seres humanos desenvolvem anticorpos de defesa contra os microorganismos,
mas somente após um ano de idade.
"Muitas crianças morrem de causas não explicadas
e alguns desses óbitos podem ser atribuídos ao mel".

Uma das críticas mais severas feitas pelo professor Roberto
foi com relação a experimentar e soprar a comida dos bebês
– que muita gente desavisada faz –
e soprar velinhas de bolo de aniversário.
"O aniversariante sopra e depois a mamãe oferece um pratinho de bactérias para os convidados.
Aconselho a adoção daqueles bolos gelados, embrulhados em papel alumínio".
porque os alimentos ficam expostos por tempo acima do considerado ideal.
O bioquímico cita a maionese como uma das vilãs das intoxicações alimentares,
principalmente as (maioneses) caseiras.
"O perigo é maior para os donos das festas,
que só têm tempo de comer os quitutes no dia seguinte.
E ainda acham que é gostoso".

Salmonela


Salmonelose é uma infecção causada pela bactéria chamada salmonela,
que se desenvolve principalmente em alimentos crus.
O risco de contraí-la em maionese caseira, portanto, é latente.
A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia,
febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção.
Salmonelose geralmente dura entre quatro e sete dias,
sendo que a maioria das pessoas se recupera sem necessidade de tratamento.

Porém, em algumas pessoas, a diarréia pode ser tão forte
que o paciente precisa ser hospitalizado.
A infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea,
e daí para outras partes do corpo,
podendo ser fatal caso a pessoa não seja tratada rapidamente com antibióticos.
Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido
têm mais probabilidade de desenvolverem casos graves de salmonelose.
 


As festas são ocasiões ideais para a proliferação de bactérias,

Dr. Bactéria avisou às mães que todo cuidado é pouco com esse rico alimento.

Segundo ele, 8% da produção de mel é contaminada

Mas levando em consideração tudo o que ele disse,
mantê-los limpos é a melhor saída.

Professor Roberto apresenta verdadeiros desafios para o senso comum.
Segundo ele, deve-se consumir leite pasteurizado sempre,
mas o líquido jamais deve ser fervido em casa.
O produto deve ser aquecido a 80 graus C no máximo (cerca de quatro minutos)