Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mistura Perigosa

Combinar alimentos não tem só a ver com sabor. Hamburguer com milk-shake pode formar uma dupla deliciosa, mas essa delícia com parceria clássica, leva a nocaute muitos nutrientes. Saiba porque e evite outros encontros desastrosos à mesa:


1. Ferro:
  •  O problema:
O arroz e o feijão  formam uma dupla perfeita do ponto de vista dos aminoácidos, os precursores das proteínas, Mas quanto ao aproveitamento do ferro do feijão, fica a desejar. É que embora ricos em ferro, todos os vegetais contém fibras e substâncias chamadas fitatos, que dificultam a absorção do mineral pelo intestino.

ARROZ + FEIJÃO = 0

  • A solução:
Arroz com feijão e carne: Não se sabe direito o motivo, mas as moléculas de ferro contidas nas carnes dão um empurrãozinho no ferro da leguminosa, diminuindo a dificuldade de absorção.




  • O problema:
Tirar o máximo de ferro da carne: o fato é que só 40% das moléculas de ferro presentes em um bife são encontradas do jeitnho certo para serem usadas no corpo.

  • A solução:
Acompanhar a carne com suco de laranja: a vitamina C da fruta é o melhor truque para você tirar proveito dos outros 60%. Ela pode se unir ao ferro, transformando a sua molécula no tipo que é mais facilmente absorvido.
ARROZ  + FEIJÃO + SUCO = 10















2. Cálcio:

  • O problema:
Leite com chocolate: a combinação é gostosa, mas chocolates em pó e achocolatados possuem xantina na composição; substância que se liga ao cálcio do leite, atrapalhando a sua absorção.
LEITE + CHOCOLATE = 0
  • A solução:
Leite com frutas: o ideal seria tomar leite puro. Quem não aprecia o sabor da bebida, pode bebê-lo com frutas, que interferem menos no aproveitamento do mineral (Ca).
LEITE + FRUTAS = 10
 

  • O problema:
Cereais com leite: apesar da propaganda maciça essa união é deastrosa. A culpa é dos fitatos, substâncias presentes em qualquer cereal, que se ligam à molécula de cálcio, obstruiindo a sua passagem do intestino para o resto do organismo.
CEREAL + LEITE = 0

  • A solução:
Cereais com suco de frutas: O sabor não é o mesmo, mas é a melhor opção para aproveitar os nutrientes. Outra alternativa é consumir o cereal "in natura" no lanche, entre as refeições.

  • O problema:
Carne com leite e derivados na mesma refeição: O cálcio contido no leite prejudica a absorção do ferro da carne.  Desse ponto de vista, mistos-quentes ou cheese-burgueres nunca são boa pedida.

  • A solução:
A dica é optar por pratos em que um dos dois tipos de ingredientes faça solo, como em um bom sanduíche de queijo.
LEITE + CARNE = 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário