Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sugestões para a alimentação do idoso


Dicas importantes para alimentar o paciente idoso

Nem sempre alimentar o paciente é tarefa fácil. Ho­rários regulares, ambiente tranquilo, especialmente muita calma e paciência, da parte do cuidador, são fatores imprescindíveis para que a alimentação seja bem aceita pelo paciente.

• O paciente deve estar sentado confortavelmente para receber a alimentação. Jamais ofereça água ou alimentos quando ele estiver deitado;
• O paciente que ainda conserva a independência para alimentar-se sozinho deve continuar a receber estímulos para fazê-lo, não importando o tempo que leve; você pode diminuir a sujeira durante a ali­mentação forrando o chão com plástico ou jornal, e utilizando bicos adaptadores para copos, talheres adaptados e outros acessórios.
 Abaixo tem alguns utensílios sugestivos para a alimentação dos idosos com doenças senis motoras.
PRATO COM RELEVO INTERNO
É um auxiliar valioso para pessoas que se alimentam com apenas uma das mãos. Sua borda de 1,5 cm de altura não permite que o alimento caia para fora do prato e facilita a alimentação com o garfo ou colher. Possui 23 cm de diâmetro. Vai ao microondas, é lavável na máquina e é autoclavável.
MN34123



PRATO ADAPTADO GRIPWARE®
Feito de melamina, tem um diâmetro de 20 cm e a borda lateral com a altura variando de 3 cm a 1,3 cm (recorte). Não vai ao micro-ondas. Possui borrachas anti-derrapantes na base. Produto ideal para pessoas com flexibilidade e coordenação motora limitadas, ataxia ou outra desordem neurológica.MN35226



 
BORDA DE PRATO INTERNA PEQUENA
Aparador moldado em plástico, utilizável em pratos de diferentes diâmetros. Os ganchos são moldados diretamente na unidade, sem apresentar emendas ou articulações. Leve e fácil de colocar e remover. Tamanho: P (pratos com até 24 cm).
MN35245 - P





BORDA DE PRATO INTERNA GRANDE
Aparador moldado em plástico, utilizável em pratos de diferentes diâmetros. Os ganchos são moldados diretamente na unidade, sem apresentar emendas ou articulações. Leve e fácil de colocar e remover. Tamanho: G (pratos com até 27 cm).
MN35213 - G





APARADOR DE COMIDA
EM PLÁSTICO TRANSPARENTE

O design deste aparador torna-o ideal para o uso em casa ou em restaurantes. Feito em policarbonato transparente, além de funcional é também atraente. Ajusta-se a pratos de diferentes diâmetros (22 cm a 25 cm), podendo ser colocado rapidamente com o uso de uma única mão. Lavável em máquina.
MN35244





APARADOR DE COMIDA
EM AÇO INOXIDÁVEL

Este aparador de comida feito em peça única evita o acúmulo de comida que costuma acontecer em junções. Não há parafusos, rebites ou peças separadas que possam cair ou quebrar. Este aparador dá ao indivíduo maior independência e ajusta-se a vários tipos de pratos (de 23 a 28 cm de diâmetro). Pode ser colocado facilmente mesmo por pessoas que utilizem somente uma das mãos. Lavável em máquina.
MN35242





CANECA COM ALÇAS E TAMPA
Possui uma tampa com um bico que controla o fluxo do líquido. Suas duas alças facilitam a empunhadura e sua larga base previne tombamentos acidentais. Pode ir ao microondas e à máquina de lavar louças.
MN36270


• Adaptadores com bico de sucção favorece desen­volvimento da musculatura ao redor da boca além de facilitar o movimento de levar o bico á boca,




SUPORTE PARA CANUDOS
E CANUDO FLEXÍVEL

Suporte para canudos desenhado para se ajustar a qualquer canudo, prende-se a borda do copo. Com 8 furos que ajudam a manter os canudos no ângulo desejado. Canudo flexível feito de polietileno, é reutilizável. Possui 46 cm de comprimento e pode ser facilmente dobrado a mão.
MN35265 - suporte
MN35263 - canudo





COPO ADAPTADO MELAWARE
Permite uma preensão facilitada utilizando-se somente o polegar e o indicador. Ideal para pessoas com déficit de força muscular. Feito de plástico moldado, pode ser lavado em máquina. Capacidade: 236 ml. Vai ao forno de microondas.
MN35220





COPO RECORTADO
Ideal para pessoas com dificuldade em estender a cabeça devido a lesão em nível de pescoço. Também útil para crianças portadoras de paralisia cerebral. O recorte permite a visualização do líquido pelo terapeuta. Feito de plástico inquebrável, volume de 237 ml.
MN35273

• Alças facilitam a preensão;



SUBSTITUIÇÃO DE
PREENSÃO ECONÔMICA

Econômico e ajustável através de Velcro® e anel em D. Pode servir também como adaptação para canetas e lápis. Fácil de colocar e tirar. Feito de algodão. Lavável em máquina.
MN35344

• É importante que a refeição seja de fácil digestão,
Apresente aspectos agradáveis: cor, sabor, aroma, textura ou seja, que se apresente agradável a todos os órgãos dos sentidos: bonita, aromática, gostosa para estimular as sensações que com o avanço da idade podem diminuir levando à redução do apetite e do prazer de comer;
• Que possua poder de saciedade (auxilia nesse aspecto o consumo de alimentos ricos em fibras e alimentar-se calmamente);
• No caso de a função mastigatória estar íntegra, não há razão para modificações de consistência e utilização de sopas ou purês. Para que os alimentos sejam melhor aproveitados, precisam ser bem mastigados. No caso da ausência parcial ou total dos dentes e uso de prótese, não deixar de comer carnes, legumes, verduras e frutas. As carnes podem ser picadas, desfiadas, moídas ou batidas no liqüidificador. Os legumes e as verduras cruas podem ser picados ou ralados. As frutas mais “duras” podem ser cortadas em pedaços pequenos, amassadas, raspadas ou batidas no liqüidificador;
• Caso haja dificuldade para deglutição, procurar oferecer alimentos cozidos e com molho;





SUBSTITUIÇÃO DE
PREENSÃO QUAD-CARE

Desenhado especialmente para quadriplégicos. Esta adaptação com encaixe para utensílios permite às pessoas com preensão limitada ou ausente o uso de talheres, instrumentos para escrita, etc. O bloco de plástico em formato de cone tem um fechamento em gancho e argola de Velcro® que passam por um anel em "D" para melhor ajuste. Fácil de se colocar e tirar.
MN28433





SUBSTITUIÇÃO DE PREENSÃO
COM SUPORTE DE PUNHO

Esta órtese é simples, durável e eficiente em casos de punho caído. Possui um encaixe na palma que se mantém numa posição fixa. É recoberto de couro e o compartimento de encaixe mede 6,6 cm x 2,9 cm. Medir a largura nas MFs. Disponível no tamanhos M (9 cm à 10 cm de largura e 19 cm de comprimento). Direito e esquerdo.
MN35334 - D
MN35333 - E





TALHERES COMFORT GRIP
Feitos especialmente para pessoas com preensão deficitária, esses utensílios permitem um máximo de controle com um mínimo de esforço. São leves e o cabo possui 2,5 cm de diâmetro, podendo ser rodado para acomodar quase qualquer tipo de dificuldade na alimentação. Lavável em máquina.
MN65571 - garfo
MN65572 - faca
MN65573 - colher de chá
MN65574 - colher de sopa





COLHERES GOOD
GRIPS® ENCAPADAS

Essas colheres possuem cabo emborrachado e são facilmente anguladas. Vem encapadas com Plastisol™ que protege os dentes e lábios durante o uso. Ideal para pessoas com espasticidade ou com pobre controle manual. Não é recomendável para pessoas com forte reflexo de mordida.
MN65600 - jogo
MN65596 - colher de sobremesa
MN65597 - colher de chá
MN65598 - colher de sopa


Em casos que pacientes apresentem tremores nas mãos ou má coordenação, o cabo engrossado com pêso pode facilitar a função, diminuindo o tremor);
• Caso haja a limitação de movimento do braço e dificuldade para levar o alimento do prato à boca, pode-se entortar o colher.



TALHERES COM PESO
GOOD GRIPS®

O peso do cabo (170 g) proporciona maior controle sobre a movimentação. Ideal para pessoas com controle manual limitado, com doença de Parkinson ou espasticidade. Cada talher apresenta um cabo Good Grips® e formato especial do metal que permite dobrá-lo com ambas as mãos. A faca em balanço requer uma força mínima para cortar os alimentos.

MN65560 - Garfo
MN65561 - Colher de chá
MN65562 - Colher de sopa
MN65565 - Faca em balanço





TALHERES GOOD GRIPS®
São feitos de borracha macia, anti-derrapante, com cabo flexível que se adapta confortavelmente a qualquer tipo de preensão e a qualquer ângulo. Adaptáveis para destros e canhotos.
MN65591 - garfo
MN65592 - faca em balanço
MN65593 - colher de chá
MN65594 - colher de sopa
MN65595 - colher de sobremesa
MN65599 - conjunto


Para manter um bom hábito intestinal deve-se consumir grande quantidade de líquidos e de ali­mentos ricos em fibras: frutas, sempre que possí­vel cruas e com casca, hortaliças, de preferência cruas,(leguminosas secas, cereais integrais, deve-se tomar de 6 a 8 copos de água por dia, de preferência no intervalo das refeições);
•É importante evitar o uso de laxantes.;
Recomenda-se o consumo de carnes e leguminosas secas. No caso das leguminosas, o ferro é melhor absorvido na presença de alimentos ricos em vita­mina C, como laranja, limão, caju, goiaba, abacaxi, acerola, e outros na sua forma natural ou em sucos. Essa conduta pode prevenir o aparecimento de ane­mia, problema tão freqüente em pacientes, devido à diminuição da produção de glóbulos vermelhos, que pode ser agravada por uma alimentação deficiente em alimentos ricos em ferro;
•É fundamental ingerir diariamente alimentos que contenham cálcio e exposição diária ao sol. Com estas práticas, pode-se prevenir o aparecimento da osteoporose que é uma doença comum em pacientes, especialmente em mulheres, devido à mudança hormonal provocada pela menopausa;
•Utilizar açúcar, doces, gorduras, alimentos gordu­rosos em pequena quantidade para manter o peso adequado. Isto é importante na prevenção de doen­ças (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) e também para prevenir complicações destas, quan­do já existentes;
•Deve-se evitar o consumo exagerado de sal (clore­to de sódio). Com o avanço da idade, o organismo pode apresentar dificuldade na utilização de água e eletrólitos (sódio e potássio). Em virtude deste fato, pode haver aumento da pressão arterial e retenção de líquido (inchaço);
•É importante que se dê preferência à utilização de óleos vegetais (óleo de soja, de milho, de arroz, de canola, azeite de oliva, girassol e outros), no prepa­ro e cozimento de alimentos, sempre em pequena quantidade.
Desta maneira pode-se prevenir a aterosclerose, doença que é cada vez mais comum na população adulta e idosa e está relacionada com o aumento do consumo de alimentos ricos em colesterol e gor­dura saturada. Devemos procurar evitar ou diminuir alimentos ricos em gorduras saturadas e em coles­terol: gorduras animais (das carnes gordas, do leite integral, dos queijos gordos, manteiga, banha, tou­cinho , bacon, creme de leite, preparações à base de ovos, embutidos), gordura hidrogenada, óleo de dendê, óleo superaquecido, reutilizado muitas vezes (principalmente para frituras), pães recheados com cremes, com cobertura de chocolate ou com coco e biscoitos amanteigados. Deve-se consumir no máxi­mo 3 ovos/semana.
•Sempre que possível, procure substituir frituras por preparações cozidas, assadas ou grelhadas;
• No preparo de carnes, retire toda a gordura visível, assim como a pele das aves e dos peixes;
• Recomenda-se a compra de alimentos da época, que têm melhor qualidade nutricional e um custo menor;
•Observar atentamente a data de validade dos pro­dutos adquiridos;
• Caso o paciente apresente obstipação intestinal evitar oferecer banana-maça, caju, goiaba, maçã, cenoura, chá preto/mate e limão. Deve-se procu­rar oferecer uma vitamina laxativa composto por: 150ml de suco de laranja, 1 ameixa seca, 1 pedaço de mamão, 1 colher de sopa de creme de leite, 1 colher de sopa de farelo de aveia (açúcar ou mel à gosto);
•Caso o paciente apresente flatulência (gases) de­vem ser evitados: repolho, pepino, grão de feijão, couve-flor, cebola e alho (principalmente crus, pi­mentão, nabo, rabanete, bebidas gasosas, doces concentrados, queijos amarelos, etc.)



TALHER ENGROSSADO CARING
Desenhado para a mão artrítica, compensa preensão e controle muscular deficitários. Uma concavidade para o dedo indicador ajuda no controle direcional. Feito de aço cirúrgico e cabo de polipropileno de 2,5 cm de diâmetro. Lavável em máquina.
MN36150 - Garfo





TALHERES EM BALANÇO
Útil para quando a movimentação de punho e dedos está ausente ou limitada. Estes talheres permitem que a comida permaneça sempre nivelada. Cada talher pesa 28 gr e o cabo plástico possui 19 cm de diâmetro. Lavável em máquina.
MN36350 - Colher de chá
MN36351 - Colher de sopa
MN36353 - Garfo

• Deve-se procurar oferecer ao paciente os alimen­tos de sua preferência e incentivá-lo a comer no caso de inapetência e se necessário acrescentar em suas refeições: mingaus de aveia, de farinha láctea, de maisena, vitaminas com suplementos e cereais integrais;

Fonte: Cartilha do idoso e link: http://www.mnsuprimentos.com.br/arquivos/mn_assist9.htm

4 comentários:

  1. Casualmente encontrei seu blog e quero dizer que adorei. Sou portadora de Parkinson e achei esta matéria muito útil.
    Convido você a visitar meu blog
    Simplesmente Tetê http://simplesmentetete.blogspot.com.br/
    onde são postados assuntos sobre a DP e cuidados com o portador de Parkinson.
    Com certeza vou olhar seu blog mais atentamente, pois já vi muita coisa aqui que me interessou.
    Parabéns pelo blog.
    Tetê
    tetedemarque@gmail.com
    https://www.facebook.com/TT.SimplesmenteTT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu crio as matérias de acordo com as dúvidas de pessoas que me procuram...
      Aproveite para curtir também a minha página no facebook...
      https://www.facebook.com/pages/Deise-Dantas-Barcellos-Nutricionista-Personal-Diet/410136169033806?bookmark_t=page
      Bjs

      Excluir
  2. Boa tarde, como faço para saber onde adquirir um PRATO ADAPTADO GRIPWARE® ?
    Obrigado e se puder me responder por e-mail, ficaria muito agradecido.
    Obrigado
    marcelo7marcelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua matéria, achei muito proveitoso dicas ótimas ara lhe da com meu pai.

    ResponderExcluir