Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa saudável

Dicas de nutrição para uma Páscoa Saudável
A Páscoa, data em que se celebra a paz e a renovação das esperanças, é também marcada por particularidades gastronômicas.
A alimentação típica da Semana Santa tem início na Sexta-feira Santa, na qual os católicos não comem carne e optam, na maioria das vezes, pelo bacalhau ou outros peixes. O cardápio diferente continua até o domingo de Páscoa quando nos reunimos com a família para almoçar e recebermos uma enxurrada de ovos e bombons de chocolate.
Lembre-se que apesar da comemoração os exageros devem ser evitados:
  • Ao acordar tome um bom café da manhã.
  • Um suco de fruta, batido com sementes de linhaça e couve ajuda a dar energia e eliminar toxinas do organismo. Coma uma salada de frutas com quinua em flocos ou pão integral com tahine e chá branco.
  • Não fique muito tempo sem se alimentar. No meio da manhã faça uma lanche, para que quando o almoço chegar você não esteja com muita fome e exagere nos pratos. Um mix de oleaginosas e frutas secas é uma opção saborosa e saudável.
  • Meia hora antes do almoço tome um chá de hortelã, que melhorará a digestão.
  • Comece o almoço pelas saladas – salada verde com tomates cereja e palmito organico temperada com azeite extravirgem e óleo de semente de abóbora – elas darão saciedade e você comerá menos dos pratos mais gordurosos e calóricos. Evite o consumo de bebidas junto com as refeições.
  • É a hora de abrir os ovos de Páscoa! Para a sobremesa troque os doces e sorvetes pelo chocolate! Nas lojas especializadas, além dos chocolates sem açúcar, com 70% de cacau, sem leite e sem glúten, você também encontra chocolates orgânicos e a alfarroba, uma alternativa ao chocolate.
  • No meio da tarde, uma banana assada com canela e um fio de agave ou calda de cacau ou um açaí batido com suco de morango vão dar disposição e diminuir a fome da noite.
  • Para o jantar, uma salada e um omelete com tomate e orégano são boas opções.
  • Antes de dormir tome um chá de camomila, que ajudará a relaxar e melhorar a qualidade do sono.
Com essas dicas você aproveita a Páscoa, sem restringir o chocolate, mas também sem peso na consciência.

Fonte: Blog Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário