Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que faz um nutricionista

Nutricionista

Formação generalista podendo atuar em vários segmentos no mercado de trabalho.
Conhecedor dos alimentos, profissional não tem obrigação de saber cozinhar.

  




Profissional da área da saúde, em linhas gerais o nutricionista é responsável por planejar e indicar maneiras adequadas de se alimentar. Além de trabalhar em restaurantes, lanchonetes, redes de fast-food e demais estabelecimentos ligados à alimentação, o nutricionista também é fundamental em hospitais, programas de saúde pública, clubes e academias, entre outros setores.

Um nutricionista pode desde gerenciar uma cozinha se preocupando em tornar os alimentos mais seguros do ponto de vista higiênico-sanitário e nutricional, até dentro do hospital onde uma das funções é controlar a dieta de pacientes que têm de se alimentar por sonda, por exemplo.

Guia de carreiras nutrição (Foto: Arte/G1)
À medida que cresce a preocupação mundial com os distúrbios alimentares, como a obesidade, aumenta também a procura e a importância do nutricionista. A indústria da estética, do culto ao corpo, também ajudam a reforçar seu espaço no mercado.
O estado nutricional adequado é uma condição de saúde. Os nutrientes que a pessoa absorve e utiliza dentro do seu metabolismo vai refletir na sua saúde, por isso nós somos aquilo que  comemos. Quem tem uma alimentação balanceada tem uma saúde melhor.
Quem pensa em seguir carreira na nutrição, vai encontrar na faculdade disciplinas como química, anatomia e biologia, principalmente no primeiro ano onde as matérias são comuns aos cursos da área da saúde. Nos anos finais, os estudantes têm acesso às aulas práticas e aos estágios, que são oportunidades de vivenciar as diferentes áreas, o que facilita o ingresso do profissional recém-formado ao mercado de trabalho.
O mercado na área de alimentação sempre foi muito promissor. Quem tem garra, iniciativa e empreendedorismo não tem dificuldade de conseguir emprego.
 A nutrição exige muito estudo, não dá para parar nunca. O profissional que não está atualizado fica obsoleto e está fora do mercado.

Nutrição x cozinha
Apesar de ser um grande conhecedor dos alimentos, de suas composições e nutrientes, o nutricionista não precisa ser um cozinheiro exemplar. Sua função é propor formas saudáveis de alimentação, mesclando sabor e apresentação. A OBRIGAÇÃO DE  PREPARAR AS REFEIÇÕES É DO CHEF DE COZINHA que ainda pode cozinhar sem ter de ser preocupar com as calorias dos alimentos. Sua principal função é oferecer pratos bonitos e gostosos.
Muitas nutricionistas sabem e fazem coisas muito saborosas como verdadeiros chefs, mas são papéis bem distintos. Eles podem trabalhar no mesmo espaço. Neste caso, o consumidor final que vai desfrutar do produto sai ganhando.

É importante ressaltar a diferença entre nutrólogo e nutricionista. Muitos me perguntam se é a “mesma coisa”. É lógico que não.
O nutrólogo é o profissional formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia.
Nutrologia é uma especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada. Entre outros, o nutrólogo faz a prescrição de nutrição parenteral (na veia) em pacientes hospitalizados, orientam sobre a alimentação mais equilibrada para correção do peso e manutenção da saúde, recuperação de estados deficitários, acompanhamento de pessoas com necessidades especiais (atletas, idosos, crianças etc.) estudando a ação biológica dos nutrientes dos alimentos, funções parecidas ao nutricionista, mas a parte da prescrição de dieta, por lei, cabe ao nutricionista, profissional habilitado e com formação exclusivamente voltada para tal ato. A Residência em Nutrologia não habilita o médico para exercer nenhuma das atividades privativas do Nutricionista. ESTE SÓ PODE ATUAR DENTRO DO HOSPITAL COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA DIETA ENTERAL/PARENTERAL.

O nutricionista atua como orientador e educador no que diz respeito à alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças.
É o profissional indicado e o mais capacitado para esta tarefa, pois conhece a fundo os alimentos e trabalha com dietas personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste provérbio: “nós somos o que comemos”

Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. Geralmente o nutrólogo se diferencia do nutricionista no fato de poder prescrever alguns medicamentos que o paciente necessite, pois é habilitado a isso por ser médico. Então que fique bem claro, mesmo falando de Nutrição, prescrição de dieta é função EXCLUSIVA DO NUTRICIONISTA e os dois profissionais juntos são essenciais para você!
As áreas de atuação do NUTRICIONISTA são amplas, bem variadas e, à medida que cresce a demanda por uma alimentação mais SAUDÁVEL e MELHOR QUALIDADE DE VIDA, aumentam também os campos de atuação do nutricionista, que hoje conta com as seguintes possibilidades:
Nutrição Clínica
·         Hospitais
·         Clínicas
·         Ambulatórios
·         Consultórios
·         “Spas”
·         Banco de leite humano
·         Instituições de longa permanência para idosos
·         Lactários
·         Centrais de terapia nutricional
·         Atendimento domiciliar – home care
Alimentação Coletiva
·         Unidades de Alimentação e Nutrição – UAN
·         Restaurantes comerciais e similares (lanchonete, padaria, pizzaria)
·         Creches
·         Escolas
·         Hotéis
·         Empresas de comércio e cestas básicas
·         Hotelaria marítima
·         Serviços de buffet
·         Alimentos congelados
·         Serviço de bordo – catering
·         Cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde
·         Alimentação escolar
·         Alimentação do trabalhador – PAT
Atuando como gestor da produção e controle de qualidade ou prestando serviços de consultoria e assessoria.

Nutrição em Saúde Pública
(enfoque em ações preventivas)
·         Políticas e programas institucionais
·         Unidades Básicas de Saúde
·         Vigilância sanitária
Ensino
·         Docência
·         Extensão
·         Pesquisa
·         Supervisão de estágio
·         Coordenação
Outros
·         Indústria de alimentos – desenvolvimento de produtos
·         Clubes esportivos
·         Academias
·         Cozinha experimental
·         Marketing nutricional
·         "Personal diet”

Dentre as atividades privativas do nutricionista, previstas na Lei 8.234/91, destacam-se as seguintes competências e habilidades:
·         Dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição;
·         Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar serviços de alimentação e nutrição;
·         Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos;
·         Ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e afins;
·         Desenvolver atividades de auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
·         Prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
·         Prestar assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

Fonte(s): Conselho Federal de Nutricionistas (http://www.cfn.org.br/)
Associação Brasileira de Nutrologia (http://www.abran.org.br/)
FMU: http://www.portal.fmu.br/
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário