Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O caldo de cana no esporte. Entrevista com Mirtes Stancanelli

Mirtes Stancanelli é uma profissional apaixonada pela que faz, graduada em Nutrição pela Universidade São Camilo (1991). Orientou diversos atletas olímpicos, nutricionista responsável pelos atletas da Associação Atlética Ponte Preta e Finasa Esportes. Mestre do curso de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular, Área: Bioquímica, IB – Unicamp (2003). Seu projeto de pesquisa envolve o estudo da eficiência da suplementação de caldo de cana para a reposição de glicogênio muscular.Professora dos módulos de Nutrição Esportiva na Pós Graduação de Nutrição Clínica das Universidades do Sagrado Coração de Jesus – Bauru e São José do Rio Preto – UNIRP. Palestrante convidada em vários cursos de especialização em Nutrição Esportiva. Hoje representa um grupo: GRUPO STANCANELLI que é formado pelas nutricionistas Emy Takahashi e Erica Tatiana Alves. Mirtes Stancanelli além da competência, tem uma característica, a qual todos os profissionais deveriam cultivar: solidariedade.


De onde surgiu a idéia de estudar caldo de cana como suplemento?
Pela primeira vez na história do futebol usei o caldo de cana em substituição a maltodextrina no ano de 1991 na Associação Atlética Ponte Preta e pudemos observar resultados interessantes no uso a longo prazo. Fui convidada a apresentar estes resultados, pela Dra Denise Vaz de Macedo, no Instituto de Biologia da Unicamp e a partir deste momento começamos a estudar novos resultados em laboratório.
Por que tomar caldo depois da atividade física?
O glicogênio muscular é a principal fonte de energia para trabalhos físicos de alta intensidade. O glicogênio muscular supre uma atividade física de alta intensidade por aproximadamente uma hora depois disto o atleta é obrigado a diminuir sua intensidade ou até parar. Para que ele esteja apto a fazer uma nova atividade é preciso recuperar esta energia (glicogênio) e o caldo de cana é o alimento mais adequado para esta reposição uma vez que em pequena quantidade repõe aproximadamente 60% do glicogênio além de outras vitaminas e minerais.
O “Atleta de fim de semana” pode aderir isto como pratica saudável?
Sim. O que ele não deve aderir é ser atleta apenas de final de semana.
Qual a vantagem deste suplemento diante de outros?
É considerado um caule, cheio de nutrientes incorporados naturalmente ao alimento e por isso ajuda a restaurar não apenas o glicogênio muscular mas também ajuda a hidratar por conter sódio e potássio, ajuda a restaurar o sistema imunológico pela quantidade de vitaminas que apresenta e unida a frutas como maracujá, morango, limão etc, é um excelente antioxidante que ajuda a proteger as membranas de nossas células.
Sabe-se que a perda de nutriente durante a atividade física, muda conforme o tipo de treinamento e necessidades individuais. Para quais treinamentos este caldo é indicado?
Para todo o tipo de treinamento, uma vez que o caldo de cana sendo rico em diferentes nutrientes supre a necessidade de diferentes tipos de treinamento.
Quais são as restrições ao uso do caldo?
Quantidades excessivas, intolerância aos componentes da fruta, doenças em que os nutrientes da fruta não são indicados. Se a contagem de carboidratos for adequada no dia a dia do indivíduo até em diabéticos tipo II o consumo moderado e orientado por profissional da área pode ser feito.

Normalmente, colocam na prensa da cana um pedaço de limão ou abacaxi, você acredita que isto possa alterar algo na suplementação?
Não. Pode melhorar a concentração de nutrientes e acrescentar outros o que vai deixar o caldo ainda mais rico.
É comum ver prensarem a mesma cana duas a três vezes até tirar todo caldo presente, isto traz alguma diferença na suplementação?
Não. Isso apenas ajuda ao não desperdício.
Fonte: nutritodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário