Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como se alimentar antes de compeitr


A ALIMENTAÇÃO ANTES DA COMPETIÇÃO



Uma alimentação adequada em termos de quantidade e qualidade é fundamental para um bom desempenho. Importante prestar atenção no que se come no dia da competição, porém, acima disso, é fundamental seguir uma dieta nutricionalmente ideal ao longo de toda a temporada.
Os alimentos fornecem os macronutrientes que fornecem energia para o nosso organismo (carboidrato – pães, massas, arroz, batata, etc; proteína – carnes e leite e derivados e gordura) e também os micronutrientes que fornecem apenas as vitaminas e minerais, que são essenciais para uma série de funções tais como visão (vitamina A), formação de colágeno e combate aos radicais livres (vitamina C), formação da massa óssea (cálcio) e assim por diante.

O que comer antes de competir ?

A refeição pré-competição tem um papel muito importante entre eles:
1.    Evitar a fome antes e durante o exercício;
2.    Manter uma hidratação adequada;
3.    Conter baixas quantidades de fibras e gorduras para evitar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal, já que esses nutrientes retardam o tempo de esvaziamento dos alimentos do estômago causando uma sensação de  “peso no estômago”;
4.    Deve ser constituída de alimentos que sejam familiares a rotina alimentar do atleta;
5.    Deve fornecer quantidade adequada de carboidrato já que esse nutriente é responsável por fornecer energia para o trabalho muscular durante o exercício.

Geralmente, é aconselhável que o atleta nunca inicie uma competição e/ou treinamento em jejum e que a refeição antes do evento seja realizada 2 a 3 horas antes do início do exercício para permitir um adequado esvaziamento gástrico. Se algum alimento permanece no estômago ao se iniciar o exercício, o atleta pode se sentir nauseado e com um certo desconforto já que o fluxo sangüíneo vai ser desviado do trato gastrointestinal para os músculos que estão se exercitando.
É ideal que nessas refeições se consuma alimentos ricos em carboidrato com baixo índice glicêmico, porque esse tipo de carboidrato será liberado aos poucos na corrente sanguínea.
Lembre-se que você nunca pode treinar ou jogar em jejum – você precisa de energia para ter um bom desempenho em quadra e, para isso nada melhor do que uma boa refeição antes do jogo !
Aí vão algumas sugestões de combinações de alguns alimentos antes da competição quando essa for pela manhã :


Salada de fruta + granola
Iogurte de frutas
Pão de forma com requeijão e blanquet de peru



Suco de laranja
1 pão francês com queijo minas
1 xícara de café com leite
Cookie de aveia



Leite batido com maçã e aveia
Torradas com cream-cheese
1 fatia de bolo simples sem recheio e cobertura



Leite com cereal matinal e banana
Pão integral com queijo  prato
Bolacha de aveia e mel



Fonte: Guerra, A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário