Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prepare-se para a maratona do Carnaval


 
O Carnaval chegou: prepare-se para a maratona da folia tomando alguns cuidados

O Carnaval já está aí, e para aproveitar bem os dias de folia, alguns cuidados com a alimentação são imprescindíveis. Para os foliões que costumam brincar, pular, virar noites em desfiles ou blocos, deixando de lado a preocupação com uma alimentação saudável, durante os cinco dias de carnaval, aí vão algumas dicas:
Antes - O ideal é hidratar-se, dar preferência à água e sucos naturais, de dois a três litros por dia, evitando os refrigerantes, que possuem baixo poder de hidratação. Também pode incluir água de coco, que hoje em dia encontramos facilmente nas barraquinhas especializadas. Faça uma refeição leve, com saladas, frutas e carnes magras e de preferência grelhadas ou assadas. Evite as frituras.
Durante - Como é quase impossível proibir bebidas alcoólicas, consuma com moderação e nunca de estômago vazio. Uma boa dica é intercalar com água mineral. Além de calorias, o álcool pode levar ao quadro de hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar no sangue.O ideal é não consumir as comidas expostas, como os espetinhos e cachorros-quentes, dando preferência aos estabelecimentos rotineiros. Tome cuidado com a toxinfecção alimentar. Se for consumir salgados, dê preferência aos assados e de estabelecimentos confiáveis. Evite molhos, maionese, catchup, mostarda, pois podem causar mal-estar. Água de coco também é bom, porque o folião tem muita sudorese. Ou bebidas isotônicas, que fazem a reposição eletrolítica por conter sódio, potássio e magnésio perdidos no suor. Dê preferência aos alimentos leves, como barras de cereais e sucos de frutas. Evite frituras, porque as gorduras dão sensação de fadiga.
Depois - O grande problema depois da festa é o exagero na bebida, a conhecida ressaca. Por isso, o repouso é indispensável, além de muita água e suco de frutas, porque o álcool leva ao quadro de desidratação. Outras bebidas, como o chá de carqueja, que protege o estômago e o fígado, e o chá de boldo, que ajuda na recuperação do fígado e da vesícula biliar, são excelentes remédios naturais. A pessoa também deve comer muitas frutas, porque contêm alto teor glicêmico, como laranja, banana e melancia, e dar preferência às sopas e aos caldos. O ideal é ainda evitar comidas gordurosas, principalmente os famosos "churrasquinhos" e manter alimentação rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, tais como saladas, frutas e legumes.

O clima de verão favorece a desidratação, portanto, cuide-se, para não perder a folia. Não esqueça que depois do carnaval, a vida volta ao normal. O trabalho continua...


Publicado no site http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=2665 e no site http://www.dicasdenutricao.com/2012/02/o-carnaval-chegou-prepare-se-para.html

Um comentário:

  1. Sai um chá de boldo pra mim por favor... ehehehe
    Boa sorte com o blog Dra.
    FARINHA.

    ResponderExcluir