Dra. Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Dra. Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ovo de Codorna x Ovos de Galinha

Dúvidas sobre o ovo de codorna e ovo de galinha

As proteínas encontradas nos ovos garantem a saúde e renovação dos tecidos, fornecem também vitamina A e fósforo entre outros nutrientes

O ovo de codorna pesa em torno de 10 gramas (cinco vezes menos que o ovo de galinha).
O ovo de codorna é um rico complexo vitamínico mineral e possui elevado índice de digestibilidade. Ele contém ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio. Ainda é encontrada concentrações de vitaminas B1 e B2, fator PP, ácido pantatênico, piridoxina e vitaminas: E, H, A, C e D. O ovo de codorna equivale em calorias, vitaminas e proteínas a 10 gramas de leite, com um conteúdo maior de ferro.
O que o ovo de codorna tem mais que o ovo de galinha?
Colesterol, proteínas, fósforo, ferro, cálcio
O que o ovo de codorna tem menos que o ovo de galinha?
Vitamina A
O ovo de codorna é afrodisíaco?
Trata-se de crença popular. Mas boas pistas podem ser encontradas em algumas características dessa pequenina ave doméstica. A codorna é bastante precoce - atinge a maturidade sexual com 40 dias de vida - e sua produção de ovos é muito mais abundante que a de outras aves. Por esse motivo, e também pela facilidade de armazenamento (são ovinhos bem pequenos, afinal), ela foi a principal fonte de alimentação vietnamita durante a guerra contra os Estados Unidos. Outros dizem que talvez o ovo de codorna esteja associado à virilidade por seu formato, que lembra o testículo. Seja como for, trata-se de um alimento riquíssimo.


1. Peso-pena
No ringue da nutrição, taí um título perfeito para o ovo de codorna. Ele é leve, leve cozido, chega a pesar 10 gramas, ou cinco vezes menos do que seu primo, o ovo de galinha, um pouco mais calórico.
• Galinha: 82,1 calorias
• Codorna: 80,5 calorias

2. Cheio de colesterol
O ovo de Cheio de codorna tem quase o dobro dessa gordura em relação ao de galinha. A substância é importante para as células, mas, em excesso, contribui para entupir as artérias.
• Codorna: 422 miligramas
• Galinha: 260 miligramas
3. Fábrica de tijolos
As proteínas garantem a saúde e a renovação dos tecidos do corpo. Nesse campeonato protéico, o ovo de codorna é o vencedor.
• Codorna: 6,5 miligramas
• Galinha: 5,8 miligramas
4. Visão de águia
Retinol, outro nome da vitamina A, é essencial para a saúde dos olhos.
Embora ambos os ovos sejam fontes desse nutriente, o de galinha bate fácil o de codorna nesse quesito.
• Galinha: 60,5 miligramas
• Codorna: 40 miligramas
5. Gerador de energia
Trata-se do fósforo, mineral presente até no nosso código genético. Recarregue as baterias com esse nutriente se deliciando com o ovo de codorna.
• Codorna: 112 miligramas
• Galinha: 86,97 miligramas
6. Pique total
Desânimo também é sinônimo de anemia, aquela doença provocada pela escassez de ferro no organismo. Comer ovo de codorna é um modo eficaz de obter esse nutriente.
• Codorna: 1,85 miligrama
• Galinha: 0,99 miligrama
7. Ossos de aço
Ovo também é fonte de cálcio, minha gente. Esse mineral deixa o esqueleto duro de roer e regula a divisão celular. O de codorna é riquíssimo na substância.
• Codorna: 31 miligramas
• Galinha: 28,63 miligramas
Ovo que puxa os erres
Trata-se do caipira. Em termos nutricionais, não há grandes diferenças entre ele e o de granja. O que salta aos olhos é a coloração forte, fruto da liberdade que a ave desfruta para se alimentar com o que lhe cai no bico, especialmente folhas verdes.

Fontes:
http://www2.unopar.br
http://saude.abril.com.br

2 comentários:

  1. se por acaso a gema dos ovos de codorna forem retiradas, assim como indicam nas dietas com o ovo de galinha, baixa a quantidade de colesterol ou não? estou pensando em substituir os ovos de galinha pelos de codorna na dieta!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dra. Deise Dantas, bom dia. A sra fala no texto que o ovo de codorna tem mais colesterol, proteínas, fósforo, ferro e cálcio que um ovo de galinha. Mas isso é na proporção de 01 (um) ovo de codorna para 01 (um) ovo de galinha ou se for em quantidades equivalentes de peso, ou seja, 01 (um) ovo de galinha para 05 (cinco) ovos de codorna?

    ResponderExcluir