Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ

Deise Dantas Barcellos - Personal Diet - RJ
Personal Diet - Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cuidado com os sorvetes Frozen yogurt

Frozen yogurt: de verdade, só um


Eu estava assistindo a um programa de TV, quando uma reportagem me chamou a atenção. Eram duas mulheres sendo entrevistadas quanto aos cuidados com o corpo. O repórter, por sua vez, convidou-as para tomar um sorvete que ele disse ser "light" e que não teriam problemas porque o sorvete era de iogurtes e frutas, além de outras coberturas calóricas (confeitos coloridos, chocolate granulado, etc). Lembrei-me de um artigo que li na PROTESTE a respeito desses "sorvetes de iogurtes", que muitas andam consumindo exageradamente neste calor, achando que, como os vendedores mesmo dizem, contêm poucas calorias e não engordam...Então fiquem atentos. Aqui está o artigo que a PROTESTE divulgou sobre o tal sorvete.

Avaliação com oito marcas diferentes de sorvetes de iogurte mostrou que produtos têm quantidade moderada de açúcar.

Só o Yogenfrüz é mesmo frozen yogurt (sorvete de iogurte) de verdade. A PROTESTE levou oito marcas para laboratório e concluiu que a maioria dos produtos não tem bactérias o suficiente para ser caracterizado como iogurte. Por esse critério, seis só podem ser considerados, no máximo, como feitos a base do leite coalhado e um deles sequer tem iogurte. Confira abaixo:

Produto/Loja
O que é de verdade
Yogenfrüz
Sorvete de iogurte
(frozen yogurt)
Bendita fruta
Sorvete a base de iogurte
Yogolove
Yoggi
Yogoberry
Yoforia
Tutti frutti
Yogefresh
Apenas sorvete

Boa notícia: sem açúcar
Uma das boas notícias é que os os frozen yogurts, de maneira geral, não têm muito açúcar: varia de 5% (Yoggi) a 13% (Yogolove). A outra é que apenas uma marca, a Bendita Fruta, traz gordura total (2,64%) e saturada (2,24%).
Má notícia: sem lista de ingredientes
Em compensação, vimos que nem todos os fabricantes disponibilizam para você a lista de ingredientes dos frozen yogurts. Embora isso não seja obrigatório por lei, é importante para saber, por exemplo, se o produto contém açúcar e aditivos alimentares. Por ela, é possível ter noção até se o sabor do sorvete de iogurte são só aromas ou se realmente são à base destes chás e frutas. Apesar disso, apenas a Yogenfrüz e a Yogolove deixam essa relação à disposição dos seus clientes.

Poderia ser mais barato
Também esteja preparado para o preço dos frozen yogurts: o tamanho pequeno, sabor natural ou tradicional custa em média de R$ 6 a R$ 8, sem acompanhamentos. Ou seja: muito caro quando comparado aos sorvetes tradicionais.
Como fizemos o teste
A PROTESTE levou para o laboratório frozen yogurts de oito diferentes redes. Compramos amostras em cada uma das lojas e fizemos o transporte a temperatura controlada média de -12ºC, onde foi dado início às análises.



Frozen yogurt: pode na dieta

Tome cuidado apenas com os acompanhamentos calóricos e escolha sempre o sabor tradicional.

O frozen yogurt pode fazer parte da sua dieta sem problemas. O que é calórico não é o produto, mas sim acompanhamentos, como chocolates, caldas e doces em geral. Confira outras dicas de consumo:
  • Geralmente as informações nutricionais são apresentadas em 100g. Por isso, fique atento: como os tamanhos das porções são superiores, faça as contas para ter os valores corretos para cada nutriente.
  • Prefira o produto sem acompanhamentos ou toppings. Se você não dispensa um ingrediente extra, escolha frutas e cereais como granola.
  • Opte pelo sabor natural (tradicional) ou misturado com alguma fruta;
  • Não consuma estes produtos como sobremesa, devido a competição do cálcio do sorvete com o ferro não-heme (vegetais em geral, leguminosas e cereais) da refeição. A ingestão do cálcio pode inibir a absorção do ferro. Deixe para experimentar o sorvete em um lanche, por exemplo.

Fonte: PROTESTE


Publicado no site http://www.dicasdenutricao.com/2012/03/frozen-yogurt-sorvete-de-iogurte.html

Um comentário: